A Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), em parceria com a empresa Autocar Turismo, realizou, neste domingo (2), uma viagem de trem com alunos e professores do Sistema Municipal de Ensino. O evento “Explorando nossas raízes e nossa história no Maior São João do Mundo na Locomotiva do Forró”, contou com cerca de 750 alunos, de 8 a 14 anos de idade, alguns acompanhados de seus pais para conhecer uma das principais atrações turísticas do São João de Campina Grande.
O evento faz parte do conteúdo trabalhado na sala de aula no primeiro semestre, quando foi abordada a temática: “Meio Ambiente e Diversidade Cultural: conhecendo nossas raízes e nossa história”. O trem partiu às 10h, da Estação Velha, em Campina Grande, e durante a viagem, a comunidade escolar teve uma aula de cultura nordestina. Nos vagões, trios de forró tocaram o autêntico forró pé de serra como forma de valorização da música regional.
Além disso, algumas turmas de alunos se reuniram e dançaram quadrilha durante todo o percurso até o distrito de Galante, colocando em prática o conteúdo trabalhado dentro da sala de aula. “No mês de junho, nós trabalhamos o eixo temático explorando nossa história, nossa cultura e nossas raízes. Foi trabalhado o xaxado, o baião, o forró em todas as suas dimensões. Então esse evento é uma aula de campo”, frisou a secretária de educação do município, Iolanda Barbosa.
Na visão da secretária, além da possibilidade de estudar a cultura nordestina e a festa junina de Campina Grande, a viagem também proporcionou outros conhecimento para as crianças. “Aqui as crianças não estão tendo o contato apenas com os elementos da cultura, elas também estão conhecendo a paisagem porque o descolamento no trem de Campina Grande até Galante dá a oportunidade de que os professores trabalhem uma série de temáticas, inclusive ambientais”.
Para o secretário de cultura do município, Joia Germano, o evento mostrou às crianças a grandiosidade do São João de Campina Grande. “Essas crianças têm a oportunidade de levar nossa cultura para o futuro delas, para conhecer e saber o que há de bom na cultura nordestina e de Campina Grande em si. Temos que ir incentivando e mostrando a essas crianças para que aproveitem bem o São João.
A viagem durou cerca de 2 horas e ao chegar no distrito de Galante, os alunos e professores fizeram uma grande quadrilha junina que teve como marcador o secretário de esporte, juventude e lazer de Campina Grande, Teles Albuquerque. A dança foi mais um elemento cultural que fez parte da aula de campo deste domingo. Além disso, os estudantes conheceram um pouco mais do comércio local e como ocorre a festa junina no distrito, que integra a programação oficial d’O Maior São João do Mundo.
A ideia é que todo o conhecimento adquirido na aula de campo seja trabalhado na sala de aula. “As escolas estão muito ativas dentro desse processo, já retornam do recesso escolar tratando dessa temática com as crianças através de produção textual e isso é muito importante para a leitura, escrita e sistematização de conhecimento. Então, a Rede Municipal de Ensino nesse ano, por determinação do prefeito Romero, já estende as atividades para além da sala de aula. As crianças estão entendendo a festa d’O Maior São João do Mundo dentro de suas raízes culturais”, finalizou Iolanda Barbosa.
Fonte: Codecom