A Prefeitura de Campina Grande através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) promoveu nesta sexta-feira, 13, no auditório do Centro de Tecnologia Educacional (CTE), a III Formação Continuada do Programa Salas de Recursos Multifuncionais, abordando o tema ‘Superdotação/Altas Habilidades: Buscando Conhecimento’.
A formação tem como objetivo oferecer subsídios teóricos para melhor lidar com alunos superdotados. Em seguida será elaborado um instrumento, aplicado nas escolas, realizado o levantamento e apresentados os resultados.
A formação foi ministrada pela psicóloga Marcelli Roberto Rodrigues, mestre em Neurociências Cognitiva e de Comportamento, e pelo professor Fidelis Júnior, psicopedagogo clínico e mestre em Ciências da Educação da FUNAD – Fundação Nacional de Assistência ao Deficiente na Paraíba.
De acordo com a professora Iara Moraes, coordenadora de Educação Especial da Seduc, participaram da formação os professores das Salas de Recursos Multifuncionais, técnicos da Secretaria e cuidadores.
A psicóloga Marcelli Rodrigues destacou a importância dessa formação para a educação inclusiva na escola. “Esse é um compromisso da Seduc com a educação inclusiva para atender crianças e adultos na rede municipal de ensino”.
Durante a formação foi apresentado aos participantes às características comportamentais de uma criança com possibilidade de ser superdotado e sobre como trabalhar com elas: questionadora, aprende mais rápido, fica entediada, atrapalha a turma, sem paciência, não admite estar errado. Essa avaliação deverá feita por profissionais e os laudos emitidos por psicólogos, neurologista e pedagogos.
Fonte: Codecom