Neste dia 28 de abril, é comemorado o Dia da Educação. Para marcar a data, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande divulgou um balanço das ações desenvolvidas no setor, destacando a valorização do professor e a reestruturação da rede de escolas e creches. Para o segundo semestre, a Seduc anunciou a contratação de 120 professores aprovados em concurso público.
A gestão municipal está investindo na ampliação da rede de educação infantil, ampliando a oferta de vagas. Estão em construção sete novas creches, que irão atender à população dos vbairros de Novo Cruzeiro, Serrotão, São José da Mata, João Paulo II, Catingueira e Catolé de Zé Ferreira e Raimundo Suassuna. Outra três creches estão em reforma, com obras nas creches Severino Cabral, Nenzinha Cunha Lima e Áurea Moura.
Além disso, a prefeitura assumiu a gestão de outras 10 creches, conforme explica a Secretária de Educação do Município, professor Iolanda Barbosa. “Assumimos 10 novas creches que vieram do estado e colocamos prá funcionar por determinação do prefeito Romero Rodrigues, mesmo sem nenhum aporte de recursos do Estado”, informou. A meta é universalizar o acesso de crianças de 4 e 5 anos até 2016. Todas as 35 creches da Rede Municipal estão funcionando em tempo integral.
A estrutura das escolas também está sendo melhorada e ampliada. As reformas estão atendendo 11 escolas da Rede Municipal, algumas com obras já entregues e outras com conclusão prevista para o final do ano. A prefeitura também já garantiu a reforma de mais cinco escolas, com obras ainda em fase de licitação.
Na lista de reformas em execução estão as escolas municipais Amaro da Costa Barros, Maria da Luz, Willians Arruda, Raimundo Ásfora, Apolônia Amorim, Fernando Cunha Lima, Professor Capiba, Monsenhor Sales, Professor José de Almeida Júnior e Anésio Leão, esta última reinaugurada no último dia 20 de abril. Já a escola Maria das Vitórias está passando pela segunda intervenção em menos de dois anos. Reformada em 2014, a unidade está sendo agora ampliada com a construção de um novo bloco de salas de aula.
A Seduc também ampliou os serviços de transporte escolar, triplicando o tamanho da frota que passou de apenas sete veículos para 22 veículos em circulação.
PROFESSOR
Além de investir da estrutura física, a gestão municipal valoriza o profissional de educação. Desde 2014, todos os mais de 2,1 mil professores da rede municipal tem a garantia do cumprimento integral do Piso Nacional da categoria, com a integralização da carga horária com a inclusão das horas de atividade extraclasse, além da regularização dos níveis do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR). Para o segundo semestre, está prevista a contratação de 130 profissionais aprovados em concurso, sendo 120 professores e 10 técnicos.
OUTRAS AÇÕES
A Secretaria de Educação de Campina Grande também desenvolve outras ações estratégicas, como a garantia de fardamento e merenda de qualidade nas escolas e creches, ações de saúde com o Programa Saúde na Escola e aquisição de mobiliário novo. Em 2015, a Seduc dobrou a matrícula da educação infantil em 2015 colocando a pré-escola em todas as escolas da rede. A Secretaria atua ainda ano fortalecimento das ações dos conselhos setoriais e na formação dos conselhos escolares.
No segundo semestre, haverá a entrega de tablets a todos os alunos do fundamental dois. A cultura também é prioridade, com projetos que oferecem atividades de capoeira em todas as escolas e em seis creches do município, trabalho reconhecido com o prêmio Ranking Brasil como a maior roda de capoeira estudantil. Há ainda o projeto dança cidadã, em parceria com o Teatro Municipal e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), além das ações do Programa Mais Cultura e a parceria com o Instituto Alpargatas na Educação em Tempo Integral, tanto pelo esporte quanto no Programa de Educação Pela Cultura com foco na diversidade étinica.
Em maio de 2015, a Seduc realizará seminários e audiências públicas para finalizar o processo de elaboração do Plano Municipal de Educação, além de estar realizando a revisão curricular junto com as ações do plano. A Secretaria investe também na capacitação, com a realização de seminários com temas como educação inclusiva, diversidade e educação em tempo integral, além da formação continuada de professores no Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), com mais de 400 professores.
“Apesar dos esforços do prefeito e tendo muito o que comemorar neste dia, temos a compreensão de que precisamos avançar nos índices de aprendizagem de nossos estudantes”, salientou a secretária Iolanda Barbosa.
Fonte: Codecom