Inicio Campina Grande Sesuma intensifica ações para combater a poluição visual em espaços públicos de...

Sesuma intensifica ações para combater a poluição visual em espaços públicos de Campina

1
0
SHARE

Estão sendo retiradas faixas e cartazes e os responsáveis, pela prática irregular, estão sendo notificados e multados

Cartazes e faixas afixadas entre um poste e outro anunciando produtos, festas, felicitações, propagandas de lojas e de empresas, além dos mais diversos tipos de serviços comerciais estão sendo retiradas por equipes da Prefeitura de Campina Grande. É que além dos gases emitidos pelos automóveis e do lixo descartado de forma irregular nas vias públicas, essa forma de anunciar produtos e serviços também provoca poluição. É a chamada poluição visual, que causa impacto aos olhos daqueles que circulam pelo Município.

Essa prática está sendo combatida, diariamente, pela Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma).

Empresas de empréstimo são as que mais poluem, colocando faixas em postes, sinais de trânsito, árvores, viaduto e canteiros, tanto do centro, como bairros. A Sesuma já notificou, mas as empresas insistem nessa prática. 

“Nesta semana, mais uma vez, estão sendo retiradas as faixas que, além de provocar poluição visual, causam problemas na identificação de placas de trânsito e deixam a cidade com um aspecto sujo’, destaca o gerente de Limpeza da Sesuma, Joméris Tavares.

De acordo com Joméris, parte dos contratantes e contratados de eventos sabem dessa proibição e, mesmo assim, insistem em colocar as faixas e cartazes. ’Todos sabem que é proibido colocar faixas em locais públicos. Sempre que estamos fiscalizando retiramos essa faixa e a mesma é destruída”, ressaltou.

O Código de Postura do município diz que é proibida a fixação de faixas em árvores, calçadas, postes, canteiros ou monumentos. Para fazer a devida fiscalização, em todas as áreas da cidade, a Sesuma tem colocado fiscais. Mas o período noturno costuma ser o mais utilizado para a prática dessa irregularidade.

O secretário Geraldo Nobre (Sesuma) assegurou que as equipes percorrem as ruas durante todo o dia, com a finalidade de coibir as ações irregulares de poluição visual. ’Eles ficam circulando para remover essas faixas e não deixar que elas poluam a cidade’, frisou. Ele acrescentou que, a depender da gravidade da infração, é feita uma notificação e aplicação de multa.

O trabalho de fiscalização tem apresentado resultados positivos. ’O número de faixas afixadas nas vias públicas reduziu bastante. Pontos que eram considerados críticos, como as Praças da Bandeira e Clementino Procópio, no centro, não enfrentam mais esse tipo de problema. Quando uma faixa é colocada ela não passa mais de duas horas no local porque sempre estamos na rua fazendo essa retirada’, pontua Joméris.

Denúncia

A Sesuma pede a participação da população no combate à poluição visual provocada pelas faixas. ’O cidadão pode entrar em contato pelos fones 3310-6115, 3330-6125 e 3341-0600 (Coordenadoria do Meio Ambiente), no horário comercial, para fazer a denúncia e ajudar no combate à poluição visual.

Fonte: Ascom

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here