Foi prorrogada até o dia 05 de Junho a campanha de vacinação contra a gripe em Campina Grande. A data oficial para o término da campanha seria nesta sexta-feira, 22, mas os números da Secretaria Municipal de Saúde apontam que apenas 38% dos grupos prioritários receberam a dose. A meta é imunizar 87.381 pessoas, o que corresponde a 80% do público-alvo.
O último balanço indica que, entre os grupos prioritários, as mulheres puérperas (até 45 dias após o parto) registram, até o momento, a maior cobertura (58,91%), seguidas pelas gestantes (46,87%), idosos (39,88%), trabalhadores da saúde (36,74%) e crianças com idade de 6 meses a 5 anos (34,39%). Ao todo, foram vacinadas 31.387 pessoas destes grupos.
A vacina está sendo oferecida nas Unidades Básicas de Saúde – UBS, hospitais, abrigos e presídios. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano – A (H1N1), A (H3N2) e influenza B. O período de maior circulação da gripe no Brasil vai do final de maio a agosto.
Depois da aplicação da vacina, o corpo leva de duas a três semanas para gerar a proteção contra a gripe. Aquelas pessoas que apresentaram problemas após a receber a imunização em anos anteriores devem evitar passar pelo procedimento. Quem tem histórico de alergia a ovo também não deve tomar a dose.
Idosos e pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção que façam parte do público alvo da campanha podem tomar a vacina em casa. Para isso é preciso agendar a visita da equipe de imunização pelo telefone 3310-6335, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Fonte: Codecom