Inicio Destaques Seminário “Desafios do Trânsito. Respeito à Sinalização Semafórica” integra a programação...

Seminário “Desafios do Trânsito. Respeito à Sinalização Semafórica” integra a programação do Movimento Maio Amarelo da STTP

203
0
SHARE

As questões de mobilidade urbana, trânsito e acessibilidade são assuntos cada vez mais recorrentes nos dias atuais. Propor ações de transformação da sociedade para um trânsito melhor e socializar o conhecimento, troca de ideias e experiências são atividades que ajudam a melhorar e compreender o atual cenário no país.

Pensando nisso, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da divisão de educação de trânsito da STTP, em parceria com a ONG MOPE – Mobilizar para Educar, realizam o Seminário:  Desafios do Trânsito, Respeito à Sinalização Semafórica.

Na terça-feira, 17 de maio, a partir das 08hs, estarão reunidos no auditório da FIEP – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, todo o aparato do sistema de trânsito, transporte, saúde, e segurança pública do município e região, para discutir políticas públicas voltadas para o desenvolvimento urbano da cidade, abrindo espaço para a manifestação de técnicos e dirigentes, sobre o rumo a ser seguido na busca por melhores condições de acessibilidade para toda a sociedade.

O Seminário “Desafios do Trânsito. Respeito à Sinalização Semafórica” será realizado no formato mesa redonda, e serão discutidos dois temas:

Na primeira mesa – O Aspecto Cidadã do Trânsito e Mobilidade Urbana – A Engenharia de Tráfego, A Educação para a Mobilidade Urbana, e As Barreira Urbanas Enfrentadas Pelos Pedestres, tendo como debatedores:  O engenheiro Paulo Brasileiro (Detran/PB); Inspetor Cledson Augusto (PRF), Jackson Alves Barbosa (BPtran/J.Pessoa), Prof. Lívio Silva (UFCG), e a Msc Valéria de Castro Barros (PanMob), que participará como mediadora.

O Cumprimento da Legislação de Trânsito – A Fiscalização, Legislação, e o Custo Social do Acidenteserá o tema abordado na segunda mesa redonda do Seminário, com os debatedores Superintendente Carlos Batinga (Semob/J.Pessoa); Promotor Dr. Dimitri Amorim (MP/PB), Sgt Eduardo Gomes (CPtran), e Dr. Geraldo Antonio de Medeiros (Hospital de Trauma de C. Grande), tendo como mediador o Dr. Félix Araújo Filho, Superintendente da STTP, e professor da UEPB e FACISA.

A campanha Maio Amarelo, de conscientização sobre os elevados números de acidentes de trânsito na cidade e no país contará com outras diversas ações promovidas pela STTP, tendo a professora Fátima Rodrigues à frente do planejamento e da realização do movimento, que é de abrangência mundial.

Ainda dentro do calendário de ações do Maio Amarelo, será realizada a caminhada pela paz, um passeio ciclístico, exposição de carros acidentados, trilha ecológica, passeio de motocicleta, comandos educativos, entre outras ações.

Maio Amarelo é um movimento internacional que surgiu no Brasil e se espalhou, e está tomando as ruas, escolas, entidades públicas e privadas, conquistando novos apoios e parceiros e sensibilizando a sociedade como um todo, para colocar em evidência o debate sobre a questão da segurança no trânsito, ações de prevenção de acidentes e de mortes nas vias e muita conscientização para vivermos num trânsito mais seguro.

Dentre as instituições que aderiram ao projeto do Movimento Maio Amarelo está a FIEP, SESI, SENAI, 2º BPM, CPtran, BPtran, Hospital de Trauma, PRF, Detran, DER, Sest-Senat, Mexe Campina, Associação de Motoclubes, dentre outros parceiros.

O objetivo do movimento é uma ação multissetorial, envolvendo a participação do Poder Público e da sociedade civil para colocar na pauta das discussões o tema acidentes de trânsito. Mais do que chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito no Brasil e no mundo, a intenção é mobilizar órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude da questão dos deslocamentos mais seguros.

Fonte: Codecom

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here