Termina na próxima segunda-feira, 30 de junho, o prazo para regularização do acompanhamento de saúde para beneficiários do programa Bolsa Família. As famílias cadastradas devem atualizar o cartão vacinal e o monitoramento do crescimento de crianças com idade até sete anos, caso contrário podem ter o benefício suspenso. Em Campina Grande, 16.416 famílias ainda não compareceram aos postos de saúde para atualizar o acompanhamento.
Campina Grande possui ao todo 27.753 famílias cadastradas no Bolsa Família. Desse total, 11.337 famílias estão com o acompanhamento de saúde em dia, o que representa 40,85% das famílias cadastradas. A meta da Secretaria de Saúde do Município é regularizar 80% do total de beneficiários. O acompanhamento de saúde deve ser feito uma vez a cada seis meses.
Para efetuar a regularização, as famílias devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa e onde já estejam cadastradas para fazer o acompanhamento e a vacinação. No ato da regularização, os pais ou responsáveis devem levar as crianças para realizar o acompanhamento de saúde, apresentando o cartão do Bolsa Família, documento de identidade com foto e a certidão de nascimento da criança.
A atualização do acompanhamento em saúde é uma exigência do Ministério do Desenvolvimento Social e está prevista entre os fatores que condicionam o Programa Bolsa Família. Mulheres em idade fértil, na faixa de 14 a 44 anos, também devem fazer o acompanhamento. Para grávidas ou mulheres em fase de amamentação é exigida a realização do pré-natal e o acompanhamento da saúde do bebê.
O acompanhamento é importante também para a definição do valor pago aos beneficiários. “A mulher que é usuária do Bolsa Família e está grávida deve procurar o serviço de saúde para informar a gravidez e fazer o pré-natal. Existem benefícios variáveis e a mulher gestante recebe um valor a mais para o acompanhamento de pré-natal”, explica Janine Lima, coordenadora de Vigilância Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Saúde.
Se a família ainda não estiver sendo acompanhada por uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF) poderá se regularizar nos centros de saúde instalados nos bairros do Catolé, Bela Vista, Palmeira e Liberdade e no distrito de São José da Mata, além do Centro de Saúde Francisco Pinto, no centro da cidade. A policlínica das Malvinas e a unidade mista do distrito de Galante também estão realizando a regularização.
Além das exigências de saúde, as famílias também devem cumprir exigências em outras áreas como garantir a freqüência escolar das crianças acima de 85% da carga horária mensal, entre outras.