A Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Campina Grande promove no dia 3 de junho a Conferência Municipal de Educação, no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca, com o objetivo de construir conceitos, diretrizes e estratégias municipais para efetivação do Sistema Municipal de Ensino coerente com a visão sistêmica da educação.
A Conferência Municipal de Educação, além de ser um instrumento democrático de participação de segmentos que constituem a Educação Básica e regulam as políticas públicas de educação fortalecendo o Pacto Federativo, é uma iniciativa do Fórum Estadual de Educação da Paraíba.
A Secretaria de Educação vem articulando um conjunto de ações integradas à Política Nacional de Educação dirigindo o olhar ao fortalecimento da Educação Básica no município de Campina Grande e firma por meio desta Conferência o compromisso de preparar representações de educadores e segmentos integrados à educação para a CONAE 2014, estabelecendo, através de um Plano Municipal de Educação, as bases e diretrizes para o desenvolvimento da educação no município.
Participam da Conferência Municipal de Educação o Poder Público, segmentos sociais, entidades e órgão que atuem na área de educação e outros setores organizados dispostos a contribuir para a melhoria da educação.
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime Colaboração, é a temática da Conferência, que será trabalhada por grupos temáticos subdivididos em sete eixos, tais como:
– O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação;
– Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos;
– Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente;
– Qualidade de Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem;
– Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social:
– Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, remuneração, carreira e condições de trabalho;
– Financiamento da Educação: Gestão, transparência e controle social dos recursos.