A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande divulgou um balanço da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe deste ano na cidade.
Até esta segunda-feira, 02, já foram vacinadas 31.508 pessoas. O número representa 38% do total de 82.898 mil campinenses que estão dentro dos públicos prioritários da campanha.
A meta é vacinar pelo menos 80% desse público. Como o município só recebeu do Ministério da Saúde apenas 53 mil doses, a vacinação está sendo concentrada nos Centros de Saúde e Policlínicas.
Por conta da disponibilização fracionada das doses, até o “Dia D” da campanha, realizado no último sábado, 30 de abril, o município havia recebido apenas 43% das doses. A expectativa é que um novo lote da vacina seja entregue à Secretaria Municipal de Saúde ainda esta semana.
“Na sexta-feira deveremos receber mais vacinas e, a partir de então, poderemos ampliar novamente o número de postos de vacinação. No entanto, até lá vamos manter a vacinação nos centros de saúde e policlínicas”, explicou a coordenadora de imunização do município, Miralva Cruz.
Ainda de acordo com Miralva Cruz, a campanha contra a gripe segue até o dia 20 de maio e a vacina está disponível nos centros de saúde da Liberdade, da Bela Vista, do Catolé, de São José da Mata, da Palmeira e o Dr. Francisco Pinto (centro).
As doses também estão sendo aplicadas na Unidade Mista de Saúde de Galante e na Policlínica das Malvinas. “Os familiares de pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção podem procurar as Unidade Básicas de Saúde para solicitar a solicitar a aplicação da vacina”, assegurou.
Fazem parte dos grupos prioritários da campanha gestantes, trabalhadores da saúde, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, as crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade, idosos com mais de 60 anos, detentos e trabalhadores do sistema prisional, doentes crônicos, população indígena e jovens de 12 a 21 anos de idade cumprindo medida socioeducativa.
A vacina protege contra três tipos da gripe, incluindo a H1N1, e tem eficiência comprovada de mais de 60%, o que não permite que as pessoas deixem de continuar se prevenindo.
Postos de Vacinação (semana de 02 a 06 de maio)
Centro de Saúde da Liberdade
Centro de Saúde da Palmeira
Centro de Saúde da Bela Vista
Centro de Saúde do Catolé
Centro de Saúde Francisco Pinto – Centro
Centro de Saúde de São José da Mata
Policlínica das Malvinas
Unidade Mista de Galante
Fonte: Codecom