O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMAD) promoveu nesta quarta-feira (26), um encontro no auditório do CTE (Centro de Tecnologia Educacional) com a participação das secretarias de Educação e Assistência Social da Prefeitura Municipal de Campina Grande, objetivando as discussões sobre as políticas públicas de combate às drogas.
A ONU designou o dia 26 de junho como o Dia internacional da luta contra o uso e o tráfico de drogas. O Brasil adotou a data como o Dia Nacional de Combate às Drogas, cujas comemorações nas escolas e entidades se estendem por mais de uma semana, tal a importância que o tema suscita em toda a sociedade.
O encontro foi aberto pelo presidente do COMAD, major Adeilton Clementino da Silva, que fez uma analogia entre drogas e esportes. “A grande jogada é praticar esportes e vencer as drogas”, disse.
A secretária executiva da Educação, professora Iolanda Barbosa, falou da preocupação no que diz respeito à ocupação das drogas no seio familiar e nas escolas e da importância dos gestores das escolas participarem dessa ação coletiva para o enfrentamento do problema. “Se faz necessária uma pactuação de proteção e defesa das nossas crianças e adolescentes”, declarou.
A professora Verônica Bezerra, secretária da Educação, lembrou aos participantes do encontro que esse mal criado pela civilização, que é a droga, tem atingido todos os setores da sociedade e a escola tem sido palco. “Pelo portão da escola entra o que é bom e o que não é também”, admitiu.
“A secretaria, em parceria com a Polícia Militar, recentemente promoveu uma capacitação para os vigilantes, com o objetivo de aguçar o olhar para evitar a entrada do que não é saudável na escola. Em 14 escolas da rede municipal de ensino os alunos estão participando do PROERD, programa da PM voltado para evitar a violência e promover o combate às drogas”, lembrou.
A secretária falou ainda do apoio e compromisso do prefeito Romero Rodrigues para garantir iniciativas como essa. “Crack, é possível vencer” foi o tema da palestra do secretário executivo de Assistência Social, Rubens Nascimento, que na oportunidade falou da adesão de Campina Grande ao Programa de Enfrentamento ao Crack do Governo Federal.