MEC libera mais vagas para curso de Medicina

    151
    0
    SHARE

    Ao contrário do que vem acontecendo com vários cursos de faculdades do país que estão tendo uma redução no número de vagas em decorrência de avaliação negativa do Ministério da Educação (MEC), o curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande (FCM-CG) recebeu uma ampliação de vagas conforme Portaria SERES Nº 137 de 20/03/2013.

    De acordo com a nova política do MEC, apenas cursos de qualidade reconhecida conseguem tal ampliação, o que é o caso do curso de Medicina da Facisa/FCM.

    O número total anual de vagas para a graduação passa a ser 130. Entre os procedimentos necessários para o aumento das vagas, o MEC levou em consideração a comprovação do funcionamento do Programa de Residência Médica, objeto dos Termos de Compromisso firmados pela Instituição e a qualidade do curso que possui toda uma infraestrutura de laboratórios, bibliotecas, Clínica Escola e convênios para estágios.

    O curso de Medicina da FCM-CG, reconhecido pela Portaria MEC nº 151, de 17 de agosto de 2012 – D.O.U. 20/08/2012, já formou três turmas, e funciona desde 2006.

    Para a diretoria a ampliação do número de vagas reflete a qualidade e credibilidade da Facisa/FCM. Durante a formação acadêmica, os estudantes dispõem, além de um excelente quadro docente, de atividades práticas desenvolvidas no Hospital Simulado, o 4º da América Latina, uma Clínica Escola credenciada ao SUS, entre outros. Outras fontes produtoras do conhecimento são a extensão e a pesquisa, as quais são práticas crescentes na Instituição.

    A graduação, que tem conceito 4 junto ao MEC, dispõe de um Hospital Simulado, composto por cinco simuladores, sendo quatro adultos e um infantil, robôs que têm semelhança com a reação humana. No país, tais equipamentos também estão disponíveis nos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein.

    A IES tem, ainda, uma Clínica Escola, a única unidade de saúde 100% SUS da Paraíba. Correlacionando a teoria à prática, os alunos participam, rotineiramente, de ações sociais, onde tem a oportunidade de promover à saúde à população, através de serviços e palestras educativas.

    Outro campo que ganha destaque na Instituição é a pesquisa, impulsionada pelo coordenador do curso, professor/pesquisador dr. Carlos Brandt e pelo vice-diretor da Facisa/FCM/Esac, professor/pesquisador dr. Diego Gadelha.

    Em outubro de 2012, pesquisas desenvolvidas na faculdade conquistaram os quatro primeiros lugares no 3º Congresso de Saúde Outubro Médico Unimed. Foram 103 trabalhos inscritos no total, destes, 86 foram aprovados e apresentados na modalidade de pôsteres. Os 10 melhores trabalhos foram selecionados e apresentados oralmente, e os cinco melhores foram premiados.

    A instituição, que dispõe de um Núcleo de Genética Médica, tem promovido, também, eventos com palestrantes renomados nacionalmente e internacionalmente, a exemplo do I Simpósio de Medicina Molecular da Paraíba, e o curso Intensivo de Bioinformática.

    A Facisa/FCM oferece as seguintes especialidades em Residências Médicas: Oftalmologia, Medicina de Família e Comunidade, Ortopedia e Traumatologia, Anestesiologia e Clínica Médica, as quais funcionam no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, Clínica Escola FCM, Serviço Municipal de Saúde. O programa está no segundo ano de funcionamento.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here