Inicio Destaques Operação da Energisa remove mais de 28 toneladas de cabos irregulares de...

Operação da Energisa remove mais de 28 toneladas de cabos irregulares de internet, telefonia e TV a cabo em Patos e outros municípios paraibanos

1
0
SHARE

Somente este ano, a Energisa retirou mais de 28 toneladas de fios e cabos de telecomunicações e internet irregulares na Paraíba. As fiscalizações foram intensificadas para a remoção de cabos clandestinos, soltos, desnivelados e fora de operação nos postes da capital e cidades do interior do estado. Somente nos dias 2 e 3 de maio, no bairro da Manaíra, por exemplo, foram removidas cerca de 8 toneladas de cabeamento irregular. Ação semelhante já aconteceu nas cidades de Patos, Areia, Campina Grande, entre outras. No mês de maio, uma força-tarefa ocorre em João Pessoa a fim de avançar no ordenamento da fiação e coibir a instalação de cabeamentos clandestinos, além de atuar junto as empresas de Telecom na regularização dentro dos padrões técnicos e de segurança.

“REFORÇAMOS A QUANTIDADE DE EQUIPES ATUANDO EXCLUSIVAMENTE NA FISCALIZAÇÃO E REMOÇÃO DE SITUAÇÕES IRREGULARES, SÓ EM JOÃO PESSOA SÃO CERCA DE 40 PROFISSIONAIS. PORÉM É IMPORTANTE DESTACAR QUE CABE AS EMPRESAS DE TELECOM E INTERNET A MANUTENÇÃO DOS SEUS CABEAMENTOS, POR ISSO, EM PARALELO, ATUAMOS TAMBÉM NO ÂMBITO ADMINISTRATIVO, COM NOTIFICAÇÕES E AÇÕES CONJUNTAS COM AS EMPRESAS QUE POSSUEM CONTRATO COM A ENERGISA E TEM SEUS PONTOS DE FIXAÇÃO NOS POSTES DEVIDAMENTE IDENTIFICADOS. ENTRETANTO, QUANDO NÃO HÁ EVOLUÇÃO SEGUIMOS COM A REMOÇÃO DAS IRREGULARIDADES. NO CASO DOS CABOS CLANDESTINOS, TODOS SÃO RETIRADOS.”, EXPLICA DANIELLY FORMIGA, GERENTE DE MANUTENÇÃO DA ENERGISA.

A concessionária cumpre o disposto na regulação conjunta da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que determina a obrigatoriedade de toda distribuidora de energia de compartilhar a infraestrutura dos postes com as empresas de telecomunicações. À Energisa cabe a disponibilização dos postes e aos prestadores de serviço de Telecom e internet a manutenção.

‘’ALÉM DA OCUPAÇÃO REGULAR DOS POSTES PELAS EMPRESAS QUE POSSUEM O CONTRATO DE COMPARTILHAMENTO COM A ENERGISA, HÁ A OCUPAÇÃO CLANDESTINA, SEM AUTORIZAÇÃO E CUMPRIMENTO DOS PADRÕES TÉCNICOS E DE SEGURANÇA. INFELIZMENTE NA PARAÍBA ESSA É UMA REALIDADE QUE TEM SIDO COMBATIDA FORTEMENTE”, DESTACA DANIELLY. SEGUNDO A GERENTE DE MANUTENÇÃO, “O DESAFIO ESTÁ NO COMPROMISSO DOS PROVEDORES DE TELECOMUNICAÇÕES DE NÃO REALIZAR A AMPLIAÇÃO DE CABEAMENTO SEM AUTORIZAÇÃO E PROJETO APROVADO E CONHECIMENTO DA CONCESSIONÁRIA, ALÉM DE REFORÇAR A MANUTENÇÃO DE SUAS REDES”, COMPLETA.

Fonte: Assessoria – Energisa

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here