A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande alerta que não é verdadeira a mensagem que está circulando nas redes sociais a respeito de um suposto roubo de fardamentos dos Agentes de Combate às Endemias. De acordo com a postagem, coletes, crachá e bolsas destes profissionais, que fazem o controle do mosquito da dengue na cidade, estariam sendo usados por bandidos para ter acesso a residências.
Ao tomar conhecimento da veiculação da mensagem nos grupos de WhatsApp, a gerente de Vigilância Ambiental do município, Rossandra Oliveira, descartou de imediato a veracidade da informação. Ela explicou que o fardamento dos agentes de endemias é de responsabilidade de cada profissional e que não há estoque desse material.
Ainda segundo Rossandra, os coletes são utilizados apenas pelos profissionais da equipe que faz o trabalho de educação nas escolas e em eventos. “Pedimos à população que não acreditem nestes boatos e permitam que o agente, devidamente identificado, possa fazer a vistoria nas residências para tratar focos de reprodução do mosquito da dengue”, solicitou.
De acordo com o último levantamento sobre a infestação do mosquito feito na cidade, 94% dos criadouros encontrados estavam em toneis, cisternas e caixas d’água de imóveis residenciais. Para ajudar a população a denunciar casas ou terrenos baldios onde possam existir focos do mosquito, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou um número para contato via WhatsApp, o (83) 9991-0553.
Fonte: Codecom