O prefeito em exercício de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima Filho lança na próxima terça-feira (02), a campanha ‘Campina Recicla Lixo Eletrônico’, que tem o objetivo de coletar equipamentos eletrônicos descartados. A solenidade acontecerá às 9 horas, no antigo Museu Vivo da Ciência, no Centro de Tecnologia Educacional.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do município, Hércules Lafite, afirmou que será instalado um Eco-ponto de coleta na sede da Secretaria, onde a população poderá depositar tudo que for considerado lixo eletrônico. Lafite destacou a importância desta ação da gestão municipal, considerando os prejuízos causados pela destinação inadequada dos equipamentos descartados. Com o elevado uso desses equipamentos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental, quando não descartado em locais adequados.
Segundo o secretário, paralelamente à coleta do material, será realizada uma campanha, denominada ‘Recicla Campina 2015’, com o objetivo de conscientizar a população sobre a destinação do material considerado lixo eletrônico, visando combater a poluição e preservar o meio ambiente. A campanha será desenvolvida também em escolas, associações de bairros e outras instituições, para que possa atingir toda a população.
Lafite informou que no primeiro momento, serão coletados os produtos da chamada linha ‘Marrom e Verde’, que se constitui nos resíduos de materiais produzidos pelo descarte de equipamentos eletrônicos, como monitores de computadores, computadores, impressoras, teclados, telefones celulares e câmeras fotográficas. Em uma segunda etapa, deverão ser coletados outros artigos, numa parceria com a Coordenadoria de Meio Ambiente, com a denominada ‘Linha Branca’, que inclui geladeiras e outros eletroeletrônicos.
Com o objetivo de minimizar os problemas gerados pelos descartes depositados em locais inadequados, a Prefeitura de Campina Grande está adotando as devidas providências, com a criação de uma central de coleta, que atenderá a toda a população do município. A ideia é instalar posteriormente mais pontos de coleta em outros pontos da cidade, para facilitar a entrega dos equipamentos em desuso.
Fonte: Codecom