A Secretaria de Saúde de Campina Grande encerrou nesta sexta-feira, 20, a campanha de vacinação contra a Influenza na cidade com o alcance da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Foram imunizadas mais de 87 mil pessoas, atingindo 91% do público-alvo da campanha. O objetivo era vacinar pelo menos 80%.
“Aqui em Campina Grande nós iniciamos a imunização de forma antecipada e, por isso, estamos superando a meta com o fim da campanha”, explicou a Secretária Municipal de Saúde, Luzia Pinto.
O maior grupo é o dos idosos, do qual mais de 37 mil receberam a vacina. Mais de 23 mil crianças entre seis meses e quatro anos também já estão protegidas contra a gripe. Gestantes foram mais de 4 mil e puérperas foram 718. Com relação aos profissionais de saúde, exatos 10 mil trabalhadores foram vacinados, superando a estimativa inicial de pessoas neste grupo.
Mais de 12 mil pacientes de doenças crônicas e comorbidades foram vacinados e quase mil detentos e trabalhadores do sistema prisional também estão protegidos contra os tipos da gripe.
A campanha foi iniciada de forma antecipada em Campina Grande no dia 11 de abril com gestantes e trabalhadores em saúde, sendo ampliada depois para os outros grupos prioritários. “Em função do aumento no número de casos da gripe H1N1, tivemos uma procura expressiva da população pela vacina, readequamos o atendimento ofertando as injeções nos Centros de Saúde, já que as remessas com as doses foram enviadas aos poucos pelo Ministério da Saúde”, explicou a secretária.
De acordo com Luzia, a estratégia de vacinar os grupos de risco é adotada na maioria dos países, conforme orienta a Organização Mundial de Saúde. “Estas pessoas são as mais vulneráveis aos vírus diferentes da gripe e nelas os efeitos da doença são maiores. Como são mais suscetíveis, também facilitam a circulação do vírus. Por isso, protegendo os grupos, estamos protegendo toda a população. Contudo, é importante que todos se previnam limpando as mãos, evitando aglomerações em locais fechados e fazendo alimentação adequada”, frisou.
Fonte: Codecom