Servidores do Estado discutem data base em sessão

    145
    0
    SHARE

    Sindicalistas, servidores do Estado da Paraíba e parlamentares lotaram o plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para discutir, em sessão especial, a data base e a política salarial da categoria para 2013. Na ocasião, eles discutiram questões de interesse dos funcionários públicos e fizeram diversas reivindicações para melhorar a dignidade dos servidores estaduais. 

    Na tribuna, o propositor da sessão especial, vereador Tavinho Santos (PTB), apresentou sua justificativa alegando que foi procurado pelos profissionais, que cobraram apoio para conseguir a abertura de diálogo entre os servidores e o Governo paraibano, para pleitear de melhores condições de trabalho. O vereador espera que todas as reivindicações apresentadas sejam compiladas em um documento para ser repassado ao Governador quando a reunião for agendada. 

    Compuseram a mesa o propositor, que presidiu a sessão, e o vereador Benilton Lucena (PT), que secretariou os trabalhos; os presidentes de diversas instituições: da Caixa Beneficente da Polícia Militar, coronel Maquir Alves Cordeiro; do Clube de Oficiais da Paraíba, coronel Francisco de Assis; do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep), Paulo Chavier; Associação dos Professores de Licenciatura Plena do Estado da Paraíba (APLP), Francisco Fernandes; Sindicato dos Servidores do Fiscais Tributários do Estado da Paraíba, Victor Hugo; Associação dos Servidores Públicos das Regiões Norte e Nordeste, Gílson Nunes; e Sindicato dos Médicos da Paraíba, Tarcísio Campos. 

    Tarcísio Campos deu início a apresentação das reivindicações dos servidores enfatizando que só com a união entre os profissionais é possível obter conquistas. Ele cobrou uma “guerra ferrenha contra a política autoritária de gestão da Paraíba” e apoio dos Poderes Legislativos constituídos”. Já o professor Francisco Fernandes reivindicou o cumprimento da lei que estabelece o Piso Nacional do Magistério, enquanto o presidente do Sintep falou que a categoria teve sua carga horária aumentada, de seis para oito horas, sem recebimento de vales transporte e alimentação. 

    O presidente do Sindifisco fez questão de apresentar números que apontam o aumento na receita do Estado, portanto, “não se justifica a falta de negociação do Governo para o aumento dos servidores, que já perderam com os consecutivos aumentos inflacionários”. O coronel Maquir Cordeiro pediu respeito aos profissionais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros que, de acordo com o coronel Francisco, vêm sendo sucateados pelo atual Governo, além de terem sofrido perdas salariais e do seguro de vida, que, segundo ele, o governador se recusa a pagar. 

    Durante a sessão foi sugerida a criação de uma comissão de vereadores para acompanhar os servidores nas negociações com o governador Ricardo Coutinho (PSB). O vereador Benilton Lucena comunicou aos presentes que o deputado estadual Janduhy Carneiro (PEN) agendará para a próxima semana uma audiência na Assembleia Legislativa da Paraíba (AL-PB) para discutir o mesmo tema. Ainda participaram das discussões os vereadores Sérgio da SAC (PSL), João dos Santos (PR), Eliza Virgínia (PSDB) e Geraldo Amorim (PDT). 

    Assessoria

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here