Com a participação de representantes de 59 municípios da área de abrangência de Campina Grande, a X Formação do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade – Desafios e Possibilidades iniciada dia 14, no auditório da Vila do Artesão termina na sexta-feira (18).
Recursos de Tecnologia Assistiva foi o tema desta quarta-feira (16), apresentado pelas professoras Iara de Moraes, Verônica Marques e Michele Dias Pinto, seguido da I Mostra Inovadora de Educação Inclusiva em Recursos de Tecnologia Assistiva. Todo material da exposição foi confeccionados pelas professoras das Salas de Recursos Multifuncionais e Alunos com Deficiência, Transtornos Globais de Desenvolvimento da Rede Municipal de Educação.
De acordo com a coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande, Iara de Moraes o evento foi bastante positivo. Ela acrescenta que, “considerando a crise atual, a SEDUC se disponibilizou e promoveu a Formação sem os recursos do Ministério da Educação e os professores aceitaram o desafio de construir uma tecnologia Assistiva de baixo custo e funcional e agora apresentam na exposição o que fazem na Sala de Recurso”.
Iara de Moraes destacou ainda as parcerias para a realização do evento como: SEMAS, a família, os municípios, a SEDUC e os Meios de Comunicação. “Eu me sinto realizada com o resultado da formação. Tudo deu certo, as palestras, os relatos, as apresentações”.
Ficaram definidas três metas: – A construção de um projeto de Tecnologia Assistiva para o AEE em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande;- A divulgação dos recursos de Tecnologia Assistiva em formato de Livro e Manual em parceria com a Gerência de Planejamento; e a construção de um Blog para o trabalho de Educação Inclusiva.
A professora Iara de Moraes conclui que os resultados da Formação serão colhidos a curto, médio e longo prazo. Nos dia 17 e 18, nos turnos da manhã e tarde, na Secretaria de Educação serão repassadas as orientações pedagógicas de ações inclusivas aos educadores do polo de Campina Grande e municípios de Abrangências.
Fonte: Codecom