A secretária da assistência social de Campina Grande, Eva Gouveia, reuniu na manhã desta segunda(06) os coordenadores das redes básica e especializada da atenção social para passar orientações do ministério do Desenvolvimento Social.
Eva Gouveia passou informações obtidas na última audiência com a ministra do desenvolvimento social e dos técnicos do ministério com relação ao RMA (Registro Mensal de Atendimento).
A reunião que foi coordenada pela diretora da vigilância social, Ana Paula Rodrigues, contou com a participação dos diretores da atenção básica e especializada e os coordenadores das 10 unidades do CRAS, dos 3 CREAS e do Centro POP, além do Coordenador do Cadastro Único e secretário executivo Rubens Nascimento.
Na oportunidade os coordenadores discutiram as estatísticas dos atendimentos na rede básica e especializada, além de iniciarem um diagnóstico da política da assistência social em Campina Grande.
“A orientação é maximizar a política da assistência social a todas as pessoas em situação de vulnerabilidade”, disse Rubens Nascimento que levou também a experiência do Cadastro Único e seus usuários.
A antiga Casa da Família, hoje CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), funciona geralmente com 8 profissionais técnicos. Cada coordenador trouxe também para reunião a realidade vivida pelos seus profissionais e como irão se adequar ao novo modelo de preenchimento do RMA.
No RMA consta dados como a totalização, em cada área de atuação dos CRAS, do número de famílias em extrema pobreza, crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil ou que precisam de encaminhamento ao Cadastro Único, dentre outros.
A secretária apresentou os números positivos das unidades e do trabalho realizado durante a realização do Maior São João do Mundo. “A sociedade nos cobra, o gestor me cobra e é por isso que preciso que vocês façam mais”, destacou Eva Gouveia.
Fonte Codecom