As chuvas registradas em Campina Grande, nos últimos dias, foram consideradas acima da média histórica para o período. Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas.
Mesmo assim, nenhuma ocorrência de maior gravidade foi registrada, a não ser os alagamentos de ruas e avenidas, em determinados pontos.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Ruiter Sansão, isso é fruto do trabalho preventivo, realizado em conjunto com as Secretarias de Obras, de Assistência Social e de Serviços Urbanos, bem como a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos.
“Fizemos um trabalho preventivo em toda a cidade e principalmente nas áreas de risco, a fim de evitar problemas de maior gravidade. Claro que em se tratando de chuvas, imprevistos podem acontecer mas, estamos em estado de alerta para atender quaisquer chamados da população”, disse Ruiter.
Entre as ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal, estão a ampliação dos canais de drenagem, executada pela Secretaria de Obras; a limpeza e manutenção dos canais e galerias que formam o sistema de micro drenagem da cidade, realizado pela Sesuma; e as ações de mobilidade urbana em locais de alagamentos, realizadas pela STTP.
A essas ações, soma-se o trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social, que realizou um trabalho de cadastramento das famílias residentes em áreas de risco e relocando aquelas cujas casas foram danificadas ou ofereciam risco de desabamento com a chegada das chuvas.
“Até o momento não houve registro de nenhum problema. Nem pelo plantão da Defesa Civil, nem pelo Corpo de Bombeiros, o que mostra a eficácia de um trabalho conjunto e sistemático promovido pela prefeitura de Campina Grande, direcionado aos que mais precisam” enfatizou.
Fonte: Codecom