Semas comemora redução nos casos de violação aos direitos da criança e do adolescente no São João 2015

    227
    0
    SHARE

    semas_avaliacao_sj_2015A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou, na manhã desta quinta-feira, 30, uma reunião técnica de avaliação do relatório quantitativo e qualitativo da ação intersetorial realizada durante a realização d’O Maior São João do Mundo. Na oportunidade, foram apresentados os números dos atendimentos realizados, evidenciando uma redução de 58,02% em relação ao ano passado.

    Realizada no auditório do Museu Assis Chateaubriand da Universidade Estadual da Paraíba, localizado no bairro Catolé, a reunião foi aberta pela Orquestra do PRIMA, formada por 20 adolescentes e regida pela maestro Rainere Travassos. A reunião contou com a presença do secretário executivo da Assistência Social, Rubens Nascimento, que representou a secretária Eva Gouveia e o prefeito Romero Rodrigues; técnicos da Semas e  parceiros que formam a rede de atenção à criança e ao adolescente.

    A diretora da rede de atenção básica da Secretaria de Assistência Social falou do planejamento que foi realizado previamente entre todos os parceiros e o trabalho não só no Parque do Povo, mas também nos distritos, em ações descentralizadas. “Em algumas ações nos distritos fui pessoalmente e não identificamos nenhuma criança trabalhando”, disse Joelma Martins.

    Ficou para a gerente da criança e do adolescente da Semas, Uelma Alexandre, destacar os números dos atendimentos e das reincidências detectadas durante as ações de abordagem no Parque do Povo. Uelma disse que em 2014 foram feitos 486 atendimentos, contra 204 em 2015, significando uma redução de 58,02%. Com relação às reincidências, foram detectadas 24 no ano de 2015, enquanto apenas um adolescente em 2014 reincidiu 24 vezes. “Fomos parabenizados pela ação realizada em Campina Grande na reunião promovida pelo UNICEF em Pernambuco”, disse Uelma.

    Já a Secretaria de Saúde de Campina Grande registrou apenas quatro casos de atendimentos a adolescentes durante a realização d’O Maior São João do Mundo.

    A coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil apresentou algumas sugestões que irão constar no relatório final que será enviado para os órgãos competentes. Dentre as sugestões, a realização de atividades culturais no período da tarde, especifica para a criança e o adolescente, também foi apresentada uma proposta de parceria com as cooperativas de catadores e uma melhor fiscalização de pessoas que se passavam por parentes de crianças e adolescentes nas entradas do Parque do Povo. Também foi aberto espaço para apresentação de sugestões pelos presentes a reunião.

    O promotor Marcos Antonio, do Ministério Público Federal do Trabalho, pediu a palavra para falar da sua satisfação em participar daquele trabalho e parabenizou a redução obtida durante o evento. “Campina Grande faz a maior festa de São João, sem se descuidar da criança”, disse.

    O encerramento foi feito pela titular da 2ª Promotoria da Infância e Juventude de Campina Grande, Elaine Cristina Pereira, que falou sobre os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. “Depois da exposição desses dados, vimos que hoje o ECA foi apresentado na sua forma viva”, ressaltou.

    Estavam também presentes na reunião, representantes da Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente, da Vara da Infância e Juventude, da Policia Militar, do Conselho Tutelar, e da rede municipal de atenção à criança e ao adolescente.

    Fonte: Codecom

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here