A Câmara Municipal de Campina Grande vai realizar sessão especial para comemorar os 30 anos do bairro das Malvinas, nesta quinta-feira, 9, na sede da Associação de Moradores do bairro, atendendo propositura do presidente do Poder Legislativo, vereador Nelson Gomes Filho.
Para o vereador, autor da propositura, a sessão será uma oportunidade para um encontro entre a população e o Poder Legislativo onde serão debatidos os problemas e soluções existentes naquele bairro, considerado o maior de Campina Grande.
As Malvinas é um bairro brasileiro localizado na zona oeste da cidade de Campina Grande, na Paraíba. O bairro divide-se por zonas populacionais, Dinamérica, Novo Cruzeiro, Conj. Mariz, Conj. Humberto Lucena, Cinza, Conj. Rocha Cavalcanti, Conj. Ana Amélia, conj. Santa Mônica, Conj. Raimundo Asfora, Conj. Bárbara, Conj. Grande Campina, Conj. Alto das Malvinas. Sua população é superior a 80 mil moradores, número semelhante à população de cidades como Guarabira, Sousa, Cajazeiras e pequenas ilhas e países do Caribe.
No início da década de 1980, as casas do conjunto habitacional Bodocongó II, intitulado por Conjunto Álvaro Gaudêncio, começavam a ser construídas pela CEHAP (Companhia Estadual de Habitação Popular), seguindo ordens do então governador Wilson Braga, que na ocasião havia conseguido verbas do governo federal para este fim.
Ao término das construções, no início de 1983, o Conjunto não apresentava infra-estrutura (água, luz, esgoto sanitário) para que fossem entregues as casas, por meio de sorteio, aos servidores estaduais devidamente cadastrados.