O presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), Moacir Rodrigues, afirmou que as chuvas que estão ocorrendo no Sertão e no Cariri do Estado devem continuar, e com grande intensidade.
– Há previsão da continuidade dessas chuvas e teremos um inverno quase regular, só um pouco abaixo da média, e a tendência é que os principais mananciais da Paraíba sejam recarregados – declarou.
Apesar das chuvas, o açude de Boqueirão, um dos principais meios de abastecimento de Campina Grande, só teve aumento de 0,2 milímetros no seu volume, quantidade ainda insuficiente e preocupante.
De acordo com Moacir, o governador Ricardo Coutinho (PSB) autorizou uma licitação de R$1,3 milhão para a recuperação do canal da Redenção, que agora será administrado pela AESA.
O presidente do órgão ainda ressaltou que o governador criou um Conselho de Recursos Hídricos, e que, graças a ele, todas as barragens paraibanas estão sendo vistoriadas, o que é um fato histórico no Estado.
– Serão necessárias novas barragens para, principalmente, armazenar água do São Francisco, pois a Paraíba é um dos Estados mais preparados para esse papel – afirmou Moacir.
Paraibaonline