Agricultor familiar terá desconto em empréstimo

    203
    0
    SHARE

    Agricultores familiares de 21 estados, que têm empréstimos bancários por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), terão desconto no pagamento, em julho, caso produzam 14 culturas: açaí (fruto), babaçu (amêndoa), borracha natural (extrativista), cará/inhame, castanha de caju, laranja, leite, mamona, milho, pequi (fruto), piaçava (fibra), sisal, trigo e triticale.

    Por meio do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), toda vez que o preço médio mensal de mercado de algum produto estiver abaixo da cobertura do custo para produção, será calculado um bônus equivalente a essa diferença de preços. Este desconto será dado pelos bancos no saldo devedor dos financiamentos de custeio e de investimento do Pronaf.

    No mês de julho, o leite tem bônus em seis estados, entre eles Maranhão (24,18%), Sergipe (15,8%) e Ceará (12,09%). O milho tem bônus de 8,81% no estado da Bahia. A laranja, de 4,68%, em São Paulo. Produtos da sociobiodiversidade também têm bônus, como o babaçu (44,44% no Ceará e 31,67% no Piauí), castanha de caju (23,08% em Pernambuco) e borracha natural (45,01% no Acre).

    Confira as tabelas de descontos por produto e estado aqui e aqui.

    Mensalmente, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) faz um levantamento nas principais praças de comercialização dos produtos da agricultura familiar e que integram o PGPAF. O programa abrange 49 produtos.

    Os bônus das operações de custeio e investimento ficam limitados a R$ 7 mil anuais por beneficiário do crédito rural. Nas operações de investimento do Pronaf, o bônus pode ser concedido bastando que um único produto incluído no programa seja gerador de 35%, ou mais, da renda estimada pelo agricultor para o pagamento do financiamento.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here