Familiares de um bebê de um ano passaram por momentos de desespero após a criança engasgar com uma peça de um ventilador nesta quinta-feira (25), no distrito de Galante, em Campina Grande, no Agreste da Paraíba.
Segundo a coordenação do Samu em Campina Grande, a criança foi levada pela mãe para a Unidade Mista de Galante reclamando de tosse, secreção e desconforto respiratório. A equipe do pronto atendimento acionou uma equipe do Samu e foi identificado que a criança havia, acidentalmente, engolido a peça de um ventilador.
A equipe do Samu realizou manobras iniciais e não tiveram sucesso na retirada do corpo. Paralelamente, uma equipe de suporte avançado com o médico Leonardo Honório saiu da base do São José e foi ao encontro da ambulância. Em dez minutos, as duas ambulâncias se encontraram na BR-230 e o médico conseguiu fazer o salvamento em plena rodovia federal.
A equipe do Samu conseguiu fazer a retirada da peça do ventilador utilizando uma pinça anatômica, objetivo utilizado, também, para esse tipo de atendimento.
Após a retirada do objeto, a equipe e a criança retornaram para a Unidade Mista de Galante, pois a vítima não apresentava nenhuma lesão em vias aéreas e a ausculta respiratória estava normal após retirada do corpo estranho, e não foi necessária a realização de avaliação mais minuciosa ou exame de imagem.
A mãe da vítima tem quatro filhos e, após retornar para a Unidade Mista de Galante, a criança retornou para casa.
Fonte: Notícia Paraíba