A Secretaria de Saúde de Campina Grande estendeu a partir desta segunda-feira, 22 de abril, a campanha de vacinação contra a gripe para todos os grupos prioritários do público-alvo. A campanha começou no dia 10 de abril, mas a primeira fase foi restrita às gestantes e às crianças de seis meses de vida a menores de seis anos de idade.
Os grupos que passaram a ser vacinados nesta semana são os trabalhadores em saúde, os professores, as puérperas (que são mulheres que deram à luz há até 45 dias), idosos com 60 anos de idade ou mais, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, detentos e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, trabalhadores do sistema prisional, povos indígenas e quilombolas.
Mais de 107 mil pessoas estão aptas a receber a vacina na cidade. O objetivo é atingir 90% desse publico. A maior parte é de idosos, são 43.349 pessoas com 60 anos ou mais. O segundo maior grupo são as crianças. São 31.933 meninos e meninas. São ainda 12.102 pacientes com comorbidades; 10 mil profissionais da saúde; mais de 4 mil professores e mais de 4 mil gestantes; e 748 puérperas.
Na primeira fase da vacinação, 22% das gestantes foram imunizadas e 7,7% das crianças. “A procura ainda está baixa, mas é essencial que as pessoas desses grupos se vacinem porque todos os anos a vacina é melhorada e, mesmo que tenha se vacinado no ano passado, é necessário se imunizar novamente”, disse a coordenadora municipal de Imunização, Miralva Cruz. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe – A (H1N1), A (H3N2) e influenza B.Durante a campanha, as crianças também estão recebendo as vacinas necessárias para atualizar a Caderneta de Vacinação. Já as gestantes estão recebendo a imunização DTPa, que protege de coqueluche, tétano e difteria. O dia “D” da campanha será em 4 de maio. A 21ª Campanha Nacional de Imunização da Influenza terminará no dia 31 de maio.