Através das Secretarias de Saúde, Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e do Centro de Zoonoses, a Prefeitura de Campina Grande realizou neste domingo, 29, a 2ª “Cãominhada” da cidade.
Neste ano, a movimentação aconteceu às margens do Açude Velho, reunindo centenas de famílias, que levaram mais de 400 cães de diversas raças e tamanhos.
Os participantes se concentraram no Monumento do Sesquicentenário. Em seguida, deram uma volta no Açude Velho e depois retornaram ao ponto inicial.
O objetivo principal do evento foi despertar a consciência da população para alguns temas, como a adoção de animais. Outra questão abordada na Cãominhada 2015 diz respeito à necessidade das pessoas limparem os dejetos de seus animais, enquanto passeiam com eles pelas ruas e parques.

Além das famílias que têm cães em suas residências, o evento reuniu criadores, adestradores de cães, empresários do ramo de serviços e comércio de alimentos, além de dirigentes de entidades que lidam com esses animais. Paralelo à Câominhada houve um posto com uma equipe de vacinação e um ponto para adoção de animais que vivem no Centro de Zoonoses.
O secretário executivo da Sejel, e coordenador dos programas esportivos do Município, Teles Albuquerque, afirmou que a “Cãominhada”, que contou com o engajamento do Mexe Campina, cumpriu, mais uma vez, o seu papel no sentido de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de sair do sedentarismo e levar também os seus animais de estimação para um passeio.
utros órgãos, como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, também participaram da festa canina, além de representantes de vários petshops da cidade.
“Fizemos um grande evento esportivo, em que o homem levou o seu melhor amigo para “cãominhar”. Isso é uma forma de dizermos e alertarmos que os bichinhos também merecem cuidados. Eles, assim como as pessoas, precisam sair do sedentarismo, um problema que afeta e mata. Por isso, de uma forma divertida procuramos dar esse alerta aos donos de animais”, finalizou Teles Albuquerque.

Fonte: Codecom