Comissão de Meio Ambiente debate a seca do Nordeste

    165
    0
    SHARE

    A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promove audiência pública, na quinta-feira (22), para debater a questão da seca no Nordeste brasileiro. O evento atende requerimento do deputado Sarney Filho (PV-MA).

    Já confirmaram presença para debater o tema com os deputados os seguintes convidados:
    – o diretor da Secretaria Nacional da Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, Rafael Fchadeck;
    – o coordenador da Conferência Internacional sobre o Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento das Regiões Árida e Semiárida, da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Rocha Magalhães; e
    – o doutor em Recursos Hídricos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte João Abner Guimarães Júnior.

    Polígono das Secas

    O parlamentar ressalta que, neste momento, o Nordeste padece de uma das piores secas dos últimos 30 anos. Segundo Sarney Filho, dos 1.794 municípios da região, quase 1 mil decretaram estado de emergência, e a Secretaria Nacional de Defesa Civil já reconheceu mais de 800 pedidos.

    Sarney Filho explica que o problema “concentra-se na região denominada Polígono das Secas, o sertão nordestino, abrangendo nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe”.

    “A seca é um fenômeno natural. Estudos apontam a ocorrência de secas na região há pelo menos 10 mil anos. Mas o desmatamento da caatinga e da Mata Atlântica contribui para o aumento da temperatura e, consequentemente, com secas mais frequentes e mais rigorosas”, acrescenta o deputado.

    O evento ocorrerá no Plenário 8, a partir das 10 horas.

    Da Redação/NA

    Agência Câmara

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here