A Gerência de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande está realizando um curso de boas práticas em manipulação de alimentos para garçons e profissionais que vão atuar na produção e venda de comidas e bebidas no Maior São João do Mundo, deste ano. Mais de duzentas pessoas estão participando da atividade, que acontece no Teatro Rosil Cavalcante, até esta terça-feira, 28. O objetivo é qualificar os trabalhadores para garantir a segurança e saúde dos frequentadores do Parque do Povo.
De acordo com a coordenadora da Gevisa, Betânia de Araújo, o curso faz parte das exigências que devem ser cumpridas pelos proprietários de restaurantes e quiosques de bebidas e comidas típicas. “Este ano, tivemos o cuidado, junto com a Coordenadoria Municipal de Turismo, de colocar a participação no curso como uma exigência contratual para os barraqueiros. Portanto, aqueles que não participarem das atividades não terão autorização para vender comidas e bebidas no Parque no Povo”, explicou.
A coordenadora informou ainda que os participantes do curso estão tendo palestras sobre normas sanitárias, armazenamento e contaminação de alimentos, higiene pessoal, controle de pragas, manejo do lixo, higienização de ambientes, equipamentos, móveis e utensílios. Ela disse que, mesmo com o curso, as barracas serão fiscalizadas periodicamente. “Durante o São João, nossos técnicos vão visitar todas as barracas que receberam o certificado de participação no curso para atestar se as normas estão sendo cumpridas a rigor”, alertou.
Vistorias – Segundo a coordenação da Gevisa, o órgão já concluiu a vistoria nos bares, restaurantes e hotéis do município para o São João de 2013. A previsão é que, ainda esta semana, os técnicos da Vigilância Sanitária deverão terminar de vistoriar os imóveis cadastrados pela Prefeitura para hospedagem alternativa de turistas.