Maior evento do Estado no setor terá capacitações, rodada de negócios e feira de máquinas e componentes; representantes da indústria e do varejo conhecerão pontos turísticos da cidade.
O Gira Calçados 2013, maior evento do setor calçadista na Paraíba, trará vasta programação em sua segunda edição. Lançado pela primeira vez este ano na 40ª Couromoda, na primeira quinzena de janeiro, em São Paulo, o evento promoverá o Estado, indicando visitas à cidade sede, Campina Grande. De 4 a 6 de junho deste ano, na Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), junto às capacitações e feira de máquinas e componentes, o Gira Calçados incentivará o turismo no mês do Maior São João do Mundo.
Destacar o Nordeste e a Paraíba são objetivos do evento. O Estado será visto como importante centro de inovação e tecnologia e um dos maiores produtores e exportadores de calçados do Brasil. A indústria calçadista nordestina apresentará a coleção Verão 2014 num ambiente referenciado para a rodada de negócios. Integrando vários eventos do setor, o evento incentivará a inovação tecnológica e a gestão empresarial.
“Nesta segunda edição, o evento pretende surpreender ainda mais os empresários participantes, promovendo o acesso a negócios de qualidade, além de oportunizar a busca pelas novas tecnologias em máquinas e componentes. Ainda pensamos na capacitação empresarial, importante para o desenvolvimento intelectual dos participantes”, explicou a gestora do projeto de Calçados, do Sebrae Paraíba, Éricka Vasconcelos.
Como um conjunto de oportunidades de negócios, com foco em ampliar mercado e formatar novos contatos, o evento terá a 2ª Rodada de Negócios Calçadista do Nordeste e de Acessórios. A inovação e a tecnologia também serão estimuladas através do showroom de máquinas, equipamentos e componentes, tecnologia e design. Na gestão estratégica, novos conhecimentos serão passados no Seminário Regional da Indústria e do Varejo da Moda.
Além do Sebrae, o Gira Calçados 2013 é realizado pelo Sindicato da Indústria de Calçados da Paraíba (Sindicalçados), Governo do Estado, FIEP/SENAI, com apoio da Prefeitura de Campina Grande, Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).
Rodada de Negócios
Um ambiente de compra e venda, exclusivo para a indústria calçadista e para lojistas. Assim será a rodada de negócios do Gira Calçados, que acontece em salas especiais. Haverá participação exclusiva dos compradores das empresas varejistas selecionados em todo o país. Além disso, um showroom dos produtos dos respectivos fabricantes. As vendas são para entrega futura.
Empresas vendedoras e fabricantes
O perfil dos participantes é de indústrias de calçados estabelecidas no Nordeste, com capacidade de desenvolver e lançar novas coleções para as diversas estações. Os produtos seguem critérios de qualidade bem definidos, com ênfase para a conformidade. A capacidade industrial instalada tem que ser suficiente para atender aos pedidos nos prazos negociados. Cada participante terá habilidade nas negociações com varejistas nacionais e internacionais.
Mix expositores
No Gira Calçados 2013 os produtos serão diversificados. Os calçados podem ser feminino ou masculino, esportivo, sandálias, casual, social e infantil. Os acessórios vão de carteiras, bolsas e cintos até as bijuterias. Também serão mostrados Equipamentos de Proteção e Inspeção (EPI), como botas, luvas e aventais.
Programação
– 4 de junho – Seminário Regional da Indústria e do Varejo da Moda: debates que irão buscar a integração do atacado e varejo, focados na moda, inovação e sustentabilidade dos negócios.
– 4 a 6 de junho – Palestras, oficinas e clínicas tecnológicas: realização do Fórum de Inspirações; informações focadas em gestão, mercado, crédito e produção mais limpa. Salão de Inovação e tecnologia: novas máquinas, equipamentos e componentes.
– 5 a 6 de junho – Rodada de Negócios: fabricantes de calçados e acessórios do Nordeste ofertarão seus produtos a compradores nacionais e internacionais, lojistas e representantes de grandes redes.
SEBRAE