Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, teve dez confirmações de mortes de pacientes com o novo coronavírus, segundo boletim do governo divulgado nesta terça (2). Esta foi a primeira vez que uma cidade ultrapassou o Recife no número de óbitos confirmados, de acordo com os dados computados em um período de 24 horas, desde o dia 25 de março, quando ocorreu a primeira morte no estado. A capital teve oito confirmações, no mesmo período, segundo o novo documento.
Jaboatão tem, ao todo, 332 mortes confirmadas de pacientes com Covid-19. O número de óbitos registrados na cidade corresponde a 17,2% dos 58 dos pacientes que tiveram morte confirmada nas últimas 24 horas, acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Entretanto, os números dizem respeito aos óbitos que ocorreram entre o dia 19 de abril e a segunda-feira (1º), mas que só tiveram confirmação para a Covid-19 divulgada nesta terça.
A cidade é a segunda mais populosa do estado, com 702.298 habitantes. Segundo o painel de isolamento social do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), ela ocupa, atualmente, o 49º lugar no ranking de isolamento social nos municípios pernambucanos.
Apesar de ter ultrapassado as confirmações de óbitos do Recife, em um dia, a cidade tem cerca de um terço do número de casos já registrados na capital, que já soma 1.105 mortes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/l/u/cEiJwjTAaVDDEFH0jREQ/whatsapp-image-2020-06-02-at-22.45.40.jpeg)
Servidores municipais estão nas ruas para orientar população sobre coronavírus, segundo a prefeitura — Foto: Prefeitura de Jaboatão/Divulgação
Prefeitura
Por meio de nota, a Prefeitura de Jaboatão informou que “identifica que há uma tendência de estabilização da pandemia da Covid-19 no município e o crescimento de pessoas curadas”.
Ainda segundo a administração municipal, desde março, quando foram registrados os primeiros casos, a gestão “vem realizando diversas ações para conter a doença, conscientizando a população sobre evitar aglomerações e tomar precauções, caso seja preciso sair de casa”.
A gestão informou que “servidores estão nas ruas dando orientações, agentes de trânsito realizam ações educativas para verificar a real necessidade de motoristas e passageiros de ônibus estarem nas ruas e estão sendo distribuídas cerca de 150 mil máscaras”.
Ainda de acordo com a prefeitura, “carros de som circulam com mensagens e as filas nas agências bancárias vêm sendo organizadas para que os clientes mantenham a distância correta uns dos outros”.
O município disse, ainda, que, usando o aplicativo Saúde Vigilante, a população pode comunicar sintomas a profissionais, que orientam como devem proceder. “Há também atendimento psicológico online para tranquilizar as pessoas durante o isolamento social”, afirma a nota.
Na área de atendimento, a prefeitura informou que montou um hospital de campanha com capacidade para 131 leitos de retaguarda e sala vermelha, com respiradores.
“A gestão estruturou leitos de UTI e de retaguarda em hospitais conveniados e colocou à disposição da população a rede de saúde”, acrescenta a nota.
Fonte: G1