Com o objetivo de proporcionar aos familiares dos aprendizes do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), a possibilidade de inserção no mercado de trabalho, por meio de articulação direta com o Sine Municipal, foi lançado o Projeto Família Aprendiz.
De acordo com o coordenador do Sine Municipal, Hércules Lafite de Lafontaine, o lançamento do projeto aconteceu no auditório localizado na rua Afonso Campos, Centro, e já está em pleno funcionamento, com a formação da primeira turma de pais, mães ou responsáveis por aprendizes do CIEE. Eles estão participando de um curso de qualificação, onde aprenderão, entre outros itens, sobre como se apresentar numa primeira entrevista. Serão oferecidas 90 vagas.
No lançamento do projeto, a equipe do Sine apresentou uma palestra com dicas sobre como proceder em entrevistas de emprego, além de informações sobre a forma de acesso e o encaminhamento direto para entrevistas de emprego, através do Sine.
“As mudanças no ciclo familiar estão cada vez mais aparentes, pois a convivência entre pais e filhos está se perpetuando e o lar parental já não está mais ficando tão vazio como ocorria até na década de 1980. Atualmente, os filhos adultos frequentemente permanecem em casa e a convivência familiar parental está se prolongando”, ressaltou Lafite.
Na atual crise política e econômica que o país atravessa, se observa que um alto número de famílias possui algum parente desempregado. O CIEE, que trabalha com adolescentes e jovens, tem ajudado muito os pais.
Com a parceria Sine/CIEE será disseminado o conhecimento e informação quanto às oportunidades de empregos ofertadas pelo município de Campina Grande. Outra vantagem é a ampliação de possibilidades de inserção, no mercado de trabalho, dos familiares em situação de vulnerabilidade social.