A banca responsável pelo concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Paraíba realizou a reclassificação das candidatas que participaram do certame.
O concurso, cujas provas objetivas foram realizadas em outubro do ano passado, ofereceu 900 vagas para a Polícia Militar, sendo 810 para homens e 90 para mulheres. No Corpo de Bombeiros, foram 180 vagas para homens e 20 para mulheres
Porém, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF) decidu que a lista de aprovados deveria ser modificada devido a vício de constitucionalidade, um dispositivo de uma lei estadual que limita o efetivo policial militar feminino até 5%.
A medida toma por base entendimento do STF de ofertar igualdade de direitos para homens e mulheres em todas as vagas nos certames.
Dessa forma, 333 mulheres ingressaram no concurso de acordo com a nota obtida e 270 homens foram desclassificados.
Ao Notícia Paraíba, o coronel Ronildo, presidente da comissão do concurso, explicou que ainda esta semana, as candidatas serão convocadas para a realização da correção da redação e na próxima semana, as mulheres reclassificadas realizarão os exames psicológicos.
Após essas etapas, o concurso deve voltar a sua normalidade com a entrega dos exames de saúde e testes de aptidão física.
Fonte: Notícia Paraíba