O presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Moacir Rodrigues destacou, na manhã deste domingo (14), em seu perfil, nas redes sociais, a importância da Transposição do Rio São Francisco para os nordestinos. Em sua postagem, ele faz um comparativo com a transposição do Rio Colorado, nos EUA, e ressalta a transformação porque passou o estado da Califórnia, após concluída as obras de infraestruturas deste e de mais seis estados norte-americanos.
“Implantada no início do século, quando foram realizadas as principais obras de infraestrutura, a transposição do rio Colorado transformou a Califórnia, um dos estados americanos com território na bacia do rio, num dos maiores celeiros frutíferos do mundo”, destacou Moacir.
Na opinião de Moacir Rodrigues urge a necessidade de efetivar definitivamente a transposição do Velho Chico. Moacir chamou a atenção ainda para a execução da obra, ou seja, que ela seja feita com sustentabilidade, respeitando o meio ambiente e fazendo o replantio de árvores onde se fizer necessário.
“Essa questão não pode ser tratada com visão e propósitos que não sejam aqueles de interesse dos que vivem nas regiões e é de suma importância a proteção à natureza. O meio ambiente é parte essencial da execução desta obra e não podemos despreza-la, em hipótese alguma”, pontuou.
“Apesar dos interesses de cada estado, estamos diante de um tema de interesse nacional. O povo nordestino, em especial, não pode mais esperar por uma transposição que já poderia ter ocorrido há anos. A obra não pode mais aguardar a boa vontade do Governo Federal, temos que fazer pressão para que Dilma acorde e veja a nossa realidade” destacou o presidente da Aesa.