Nesta sexta-feira, 26, será comemorado o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial. Para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar uma mobilização na Academia da Saúde do Açude Velho, das 14h às 19 horas. A ideia é alertar a população a respeito dos perigos causados pela doença. Com o tema “Quem tem bom coração combate a hipertensão”, as atividades serão realizadas em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas.
No local, serão oferecidos diversos serviços de saúde, como aferição da pressão arterial, teste de glicemia e medição do índice de massa corpórea, por exemplo. A equipe do Projeto “Mexe, Campina”, da Secretaria Municipal de Esportes, vai realizar atividades de aeróbica e relaxamento, além de oferecer dicas de saúde para as pessoas que costumam fazer caminhada no Açude Velho.
“Queremos mostrar para a população o quanto é importante manter hábitos de vida saudáveis na prevenção das doenças causadas pela hipertensão arterial, como o AVC e o infarto do miocárdio, as duas maiores causas isoladas de mortes no país”, explicou a coordenadora do Programa HiperDia da Secretaria Municipal de Saúde, Eugênia Aragão.
No Brasil a incidência de pessoas hipertensas passou 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010, sendo o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Em Campina Grande, mais de 43 mil pessoas estão inseridas no Sistema de Cadastro de Hipertensos e Diabéticos e recebem tratamento gratuito pelo SUS. “A maioria dos casos é de hipertensão e hipertensão associada ao diabetes tipo II e atinge mais os homens”, disse a coordenadora do HiperDia.