Nelson alerta para os acidentes de moto

    169
    0
    SHARE

    O presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, vereador Nelson Gomes, tem se mostrado bastante preocupado com os acidentes de moto. Ele apresentou proposta no Poder Legislativo propondo que a Casa solicite ao Detran e à STTP a realização de campanhas para prevenção de acidentes, principalmente de motos na Paraíba, especialmente, em Campina Grande.

    Disse que os acidentes de motos continuam liderando os atendimentos no Hospital de Trauma de Campina Grande. Este ano já foram mais de 5,4 mil pessoas atendidas.  Especialistas revelam que a imprudência no trânsito é uma das principais causas.

    Nelson assinala que o apelo tem sido feito pela população e se faz necessária a adoção de providências nesse sentido.

    O número de óbitos em acidentes com motos sobe mais que o triplo em dez anos O Mapa da Violência no Brasil, levantamento feito pelo Instituto Sangari em parceria com o Ministério da Justiça e elaborado pelo sociólogo Júlio Jacobo, mostrou que acidentes envolvendo motocicletas foram os maiores causadores de mortes no trânsito em 2010.

     

    Responsável por 13.452 óbitos, as motos encabeçam o ranking da pesquisa, seguidas pela categoria pedestres, com 11.946 mortes, e automóveis, com 11.405.  As maiores vítimas são os homens, que representam 89% dos acidentados. Entre a faixa etária de maior risco estão os jovens de20 a24 anos, que totalizam 24,5% das mortes.

    Se comparar os dados atuais com os de dez anos atrás é notável o aumento no número de óbitos no trânsito. Em 2000 houve 4 mil mortes no trânsito envolvendo motocicletas, enquanto em 2010 os mortos em acidentes desse tipo somaram mais de 13 mil. Esse acréscimo deve-se ao fato de que a frota de motos cresceu de 4.034 para 16.500 unidades, passando a representar 25,5% dos veículos motorizados do país.

    Mas não foram apenas os dados relacionados a motocicletas que chamaram a atenção no levantamento. O número de mortes no trânsito, de maneira geral, aumentou 41% entre 2000 e 2010, passando de 28.995 para 40.989.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here