Pequenos negócios recebem orientação gratuita

    199
    0
    SHARE

    Cerca de 5 mil empresas de Campina Grande e da região da Borborema receberão orientação gratuita e especializada em gestão, inovação e mercado  a partir deste mês abril, através programa Negócio a Negócio. O grande diferencial da ação é que o atendimento é realizado na própria empresa, contribuindo para que o empresário não se distancie das atividades empresariais. 

    Em Campina Grande, as primeiras visitas serão realizadas em pequenos negócios de 13 bairros da Zona Oeste da cidade.  O programa vai beneficiar empreendedores individuais e micro e pequenos empresários de diversos setores, como os do comércio varejista, de pequenas indústrias, bares, restaurantes e serviços em geral. Segundo o analista técnico do Sebrae em Campina, Roberto Braga, os interessados em participar da consultoria recebem visitas de orientação empresarial. “São realizadas três visitas gratuitas para elaboração de um diagnóstico da empresa e para descobrir suas necessidades e carências”, disse. 

    Em 2011 – primeiro ano de atuação do programa em Campina Grande – foram atendidas mil empresas na cidade. “Em 2012, aumentamos para 1.666 o número de empresas atendidas pelo Negócio a Negócio, o que mostra que a visita aos empreendimentos funciona, porque o empresário não precisa deixar suas ocupações. Neste ano, temos como meta atender cinco mil empresas”, explicou Roberto. 

    A proposta do programa é expandir o atendimento para outros municípios. “A agência regional do Sebrae em Campina Grande atende a 42 cidades. Esperamos poder alcançar empresas com mais de dois anos de existência em qualquer um desses municípios. Porém, começaremos por Campina, onde o número de empresas cresce a cada dia”, concluiu Roberto. 

    Os Agentes de Orientação Empresarial (AOE) são responsáveis pelas visitas. Na primeira, o AOE apresenta o programa e faz um diagnóstico do empreendimento, preenchendo um formulário de avaliação abordando aspectos de mercado, operação e finanças. Na segunda, ele entrega ao empresário um relatório com os resultados da avaliação, dicas e sugestões de melhoria. Na terceira visita, o agente verifica se o empreendedor realizou as tarefas propostas e se participou das capacitações sugeridas. 

    Como funciona – Um Agente realizará visitas na empresa e aplicará um diagnóstico de gestão básica, que abrange questões de mercado, finanças e operação do negócio. Ele é um profissional credenciado e capacitado na metodologia de atendimento do Programa Negócio a Negócio. Em seguida, o Agente sugere soluções para melhoria do negócio. O empreendimento recebe atendimento especializado do Sebrae de forma presencial, gratuita e continuada.

    O programa Negócio a Negócio tem como característica a visita de um agente do Sebrae ao empreendimento. Não há necessidade do empresário se deslocar até um ponto de atendimento. Outras informações podem ser obtidas no Sebrae da sua localidade.

    Sebrae em Campina Grande
    Av. Consul Joseph Noujaim Habib, 800, Catolé
    Telefone: (83) 2101-0100

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here