Foi iniciado no último dia 18 o segundo semestre de atividades do Programa de Apoio à Formação e ao Ensino de Educandos e Educadores da Rede Municipal de Ensino (Proafee), uma parceria entre a Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
O projeto visa beneficiar alunos da rede pública de ensino, proporcionando aos estudantes a prática do conteúdo teórico visto em sala. O Proafee conta com aulas experimentais nas áreas de física, química, matemática e biologia, garantindo aos participantes a ampliação de seus conhecimentos e o acesso à determinadas áreas.
Atualmente, o programa contempla 660 alunos de oito escolas da rede municipal neste segundo semestre.
Na primeira fase, o projeto contou com cerca de 600 estudantes do 6º ano letivo e as atividades foram desenvolvidas entre março e junho.
Segundo o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Hércules Lafite, para o ano de 2016 as atividades também serão iniciadas no mês de março, provavelmente com novas escolas beneficiadas.
“O objetivo é que mais instituições de ensino, sejam integradas ao projeto”, pontuou o auxiliar.
Os participantes assistem a parte teórica em sala de aula com seus respectivos professores e praticam nos laboratórios, supervisionados por alunos de cursos de licenciatura da UEPB.
São cerca de 28 monitores bolsistas, os quais recebem um auxílio no valor de R$ 240,00 por parte da instituição, sendo supervisionados pelos seus respectivos professores. Para participar, o aluno da UEPB tem que ter média equivalente a 7,0 e ter cursado pelo menos três períodos letivos de um dos cursos de licenciatura da instituição.
“O projeto é pioneiro e o objetivo principal é fazer esse intercâmbio, de modo que o aluno veja na prática o que aprende na teoria, e se consolida o conhecimento nessas áreas”, conclui Lafite.
As aulas acontecem nas terças, quartas e quintas-feiras nos laboratórios do Museu Vivo de Ciência e Tecnologia, no centro de Campina Grande, nos períodos da manhã (08h às 09h30) e da tarde (13h às 14h30). Cada turma conta com cerca de 25 alunos para o segundo semestre de 2015.
Fonte: Codecom