Inicio Destaques Procon vai fiscalizar cinemas para evitar que consumidores sejam impedidos de entrar...

Procon vai fiscalizar cinemas para evitar que consumidores sejam impedidos de entrar nas salas com alimentos

197
0
SHARE

Após a decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), determinando que a direção dos cinemas não poderá impedir a entrada de consumidores com alimentos comprados em outros estabelecimentos, o Procon Municipal confirmou que equipes dos órgão estarão atentas ao descumprimento dessa determinação. Para tanto, solicita a colaboração dos consumidores campinenses para que a fiscalização seja ainda mais eficaz. As salas que obrigarem clientes a comprar apenas na conveniência do cinema poderão ser acusadas de venda casada e ainda receber aplicação de multa.

A multa para o estabelecimento que descumprir a decisão poderá chegar aos R$ 30.000,00 e o cinema poderá sofrer a interdição das atividades. “Ao impor que o consumidor adquira seu lanche dentro do cinema, a administradora está praticando a venda casada. E está previsto, no artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor, que isto fere a liberdade que o consumidor tem de escolher”, esclareceu Paulo Porto, coordenador executivo do Procon de Campina Grande.

A decisão do STJ entende que tal prática é abusiva, pois obriga a compra exclusiva de alimentos no próprio estabelecimento de cinema que, geralmente, costuma praticar valores bem acima do preço de mercado. A decisão é válida para todo o país. A determinação foi tomada após inúmeros recursos contra cinemas que condicionavam o consumidor a adquirir somente os produtos comercializados por eles.

Após análises dos casos o STJ determinou que, a partir de agora, nenhuma empresa de cinema do país poderá impedir o consumidor de entrar nas salas com alimentos iguais ou similares aos comercializados nas lojas de cinema, a exemplo das pipocas, bombons ou refrigerantes.

Segundo Paulo Porto, a sentença também proibiu afixação de cartazes. “O cinema não poderá afixar cartazes alertando sobre a proibição de entrada nas salas com bebidas ou alimentos adquiridos em outros estabelecimentos. O Procon estará sempre atento”, assegurou o coordenador municipal do Procon.

Fonte: Codecom

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here