Projeto “Zona Livre de Aftosa com Vacinação”

    169
    0
    SHARE

    O superintendente de Agricultura na Paraíba, Bruno Roberto, foi convocado pelo Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento para discutir plano de ampliação do projeto “Zona Livre de Aftosa com Vacinação”. A reunião aconteceu em Brasília, e contou com a presença do Fiscal Federal Agropecuário da Paraíba, Antônio Hybernon da Silva. 

    Durante reunião, a equipe técnica do Ministério apresentou os resultados da avaliação da qualidade de serviços veterinários da região Nordeste, assim como os resultados de auditorias realizadas nos estados. 

    Estiveram presentes na reunião o assessor do Ministro, Francisco Sérgio Jardim, Guilherme Henrique de F. Marques, Diretor do Departamento de Saúde Animal,  Orasil Romeu Bandini, Coordenador do Coordenação Geral do Combate a Doenças,  Plínio Lopes, Coordenador do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, os Superintendentes SFA’s, Secretários de Estado, Chefes dos Serviços Estaduais de Defesa  e Representantes das Federações de Agricultura. 

    De acordo com os resultados de auditorias a serem realizadas oportunamente nos estado do RN e PB, estas unidades federativas poderão ser incluídas na realização de inquérito soroepidemiológico para avaliação e circulação do vírus da febre aftosa. 

    Estes dois estados estão com irregularidades a serem sanadas. Existem 27 pontos imprescindíveis para PB e RN acompanhar os outros estados do Nordeste adiantados, dentre eles: cadastro de propriedade, controle de trânsito, controle de aglomerações animais, capacidade de atendimento a suspeitas, controle e fiscalização da vacinação, etc. 

    Para o superintendente Bruno Roberto foi constrangedor ver o atraso da Paraíba em relação aos outros estados devido ao descuido do Governo do Estado: “Vamos continuar fiscalizando para que a Paraíba não entre em zona de risco”, pontuou. 

    Ao final da reunião foi assinado termo do compromisso com os Secretários de Estado a afim de garantir providências para a implantação do projeto “Zona Livre de Aftosa com Vacinação”.

    Assessoria

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here