O Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, sediou o 10º Encontro Estadual da Paraíba e o 9º Encontro Regional Nordeste da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) que, neste ano, debate o tema “Políticas Públicas e Formação dos Profissionais da Educação: impasses e discussões”.
O evento, que acontece no Auditório 3 do Centro de Integração Acadêmica (CIA), é organizado pelos professores Inácio Macedo e Vagda Gutemberg Rocha, ambos do Departamento de Educação da UEPB, em parceria com professores da Universidade Federal da Paraíba. Participam das palestras mais de 400 alunos e professores de diversos cursos de licenciatura, da graduação e pós-graduação, oriundos principalmente da UEPB, UFCG e UFPB.
Nesta quinta-feira foram ministradas as palestras “Plano Nacional de Educação e Formação Docente: desafios e perspectivas”, pelo professor Luiz Fernando Dourado (ANPAE/ANPED), e “Exame Nacional para Ingresso da Carreira Docente: proposições e limites”, pela professora Iria Brzezinski.
Já nesta sexta será realizado o Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente, reunião de Grupos de Trabalho, apresentação de GTs e dos respectivos relatórios e, ainda, a eleição para representação da ANFOPE-PB e posse da nova diretoria.
Segundo o professor Inácio Macedo, a ANFOPE foi criada a partir de movimentos sociais de professores e educadores no final da década de 70, em meio à movimentação política pela qual o Brasil passava na época. “A partir daí os profissionais da Educação passaram a se unir contra políticas públicas que não favoreciam a formação do educador, a carreira do magistério, a formação continuada, o salário digno e condições de trabalho dignas, bem como outras dificuldades”, lembrou.
Para ele, a ANFOPE possui um caráter filosófico, ideológico e prático, indo de encontro, muitas vezes, com questões que os governos costumam não cumprir com a categoria. “Os professores continuam sendo explorados e esta instituição luta pelos ideais”, enfatizou.
Figuram como palestrantes do encontro representantes da ANFOPE da Paraíba, do Nordeste e do Brasil, que vieram discutir principalmente o Plano Nacional de Educação e demais questões contemporâneas, relacionadas a problemática do ensino, formação profissional do educador e garantia que ele possa ter para ser um cidadão capaz de formar novos cidadãos.