Com altos índices de acidentes envolvendo condutores e pedestres, a Prefeitura de Campina Grande vai executar o projeto “Travessia Legal”, que tem por objetivo a conscientização e sensibilização de pedestres e condutores quanto à utilização da faixa de segurança, como previsto no artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro.
Na segunda-feira, às 15hs, no auditório da Secretaria de Cultura, o prefeito Romero Rodrigues e o superintendente da STTP, José Marques, estarão reunindo vários setores da sociedade, como imprensa, segurança pública, saúde, ONG’s, entre outras, para uma explanação do projeto da campanha educativa, conscientizado a todos para que também se tornem parceiros da promoção da paz no trânsito.
O projeto “Travessia Legal” consiste em uma campanha de conscientização e utilização da faixa de pedestre promovida pela STTP, que também aderiu ao movimento mundial Maio Amarelo, que visa reduzir os acidentes de trânsito com a participação ativa de toda a sociedade, respeitando a vida através de uma atitude responsável frente ao trânsito.
Acidentologia – Durante o evento, a STTP divulgará o relatório estatístico de acidentes, ocorrido durante o ano de 2013 em Campina Grande, com dados coletados através de informações junto ao Samu, CPTran e Hospital de Trauma.
Maio Amarelo – No mês de maio é realizado o balanço das ações em prol da segurança no trânsito. Esse balanço é realizado com base em um decreto da Organização das Nações Unidas que instituiu, a partir de 11 de maio de 2011, a Década de Ação para Segurança no Trânsito.
Já em 2013 foi lançada a Semana de Segurança ao Pedestre, que também faz parte das ações realizadas no mês de maio. Em virtude destas ações, o mês de maio tornou-se o mês de conscientização para a segurança no trânsito. A cor amarela simboliza a atenção, advertindo a problemática dos acidentes no trânsito e a necessidade de assumir uma postura mais responsável, a fim de solucioná-la.
PROGRAMAÇÃO: Em Campina Grande, a programação do Maio Amarelo terá início no dia 06. A programação contará com a realização de blitz educativa em vários pontos da cidade. Haverá também distribuição de material informativo sobre trânsito e atitudes preventivas. No dia 11, um grande fitilho humano será montado na estátua dos Pioneiros, como símbolo do movimento. À noite, vários pontos e monumentos serão iluminados com a cor amarela.
Fará parte da programação a 1ª Corrida pela Paz no Trânsito, com participação da população em geral. Como parte dos objetivos da ação do Maio Amarelo, a integração da sociedade é fundamental, trazendo reflexões sobre o trânsito e a sua importante participação na manutenção da paz no trânsito. O encerramento será feito com um culto ecumênico em memória e respeito a todas as vítimas de acidentes de trânsito e suas famílias.