A adoção do sistema construtivo no município de Jequié (BA) tem ajudado a melhorar a qualidade de vida da cidade de forma eficiente e visando a sustentabilidade
O investimento em obras públicas e infraestrutura está sendo retomado em diversas regiões brasileiras, em especial no Nordeste, com o uso de tecnologias que colaboram para a pavimentação e urbanização dos municípios
A Prefeitura de Jequié, por exemplo, através da Secretaria de Infraestrutura, intensificou as obras de pavimentação e melhorias na infraestrutura de ruas, ampliando o atendimento do programa de urbanização do município reafirmando o compromisso assumido com os moradores da localidade. Os serviços já contemplaram dezenas de vias públicas, proporcionando a acessibilidade e a mobilidade para os moradores.
Na região, muitas ruas que sofriam com a falta da pavimentação contaram com a utilização de um caminhão betoneira para que as equipes da prefeitura pudessem executar a pavimentação com concreto usinado.
|
Os moradores comemoram a chegada das obras e a melhoria na infraestrutura local. “Moro aqui há mais de 35 anos e sempre fomos vítimas de promessas e mais promessas e nada era feito. A gente sofria com buracos, lama, mas isso acabou, graças a Deus.”, disse a moradora Marineide Santos Neto, do Loteamento Sol Nascente.
Estas ações integram o montante de obras e serviços que vêm sendo executados no município, visando a requalificação da infraestrutura viária, permitindo mais mobilidade e maior acessibilidade aos moradores que, durante anos, esperaram ter a sua rua pavimentada, permitindo, também, mais mobilidade urbana para pedestres e condutores.
Para o prefeito de Jequié, Zé Cocá, a pavimentação tem proporcionado um bem-estar maior à população do bairro Alto da Bela Vista, “Nosso objetivo é trabalhar para devolver o respeito, a dignidade e propiciar uma cidade próspera para todos, com infraestrutura de qualidade e mobilidade urbana para o nosso povo”, ressalta o gestor público.
A pavimentação das cidades com o uso do concreto tem diversos benefícios, que incluem maior durabilidade, alto desempenho e custo inferior ao asfalto. Glécia Vieira, gerente da regional Norte-Nordeste da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), destaca que a solução também reduz o impacto ao meio ambiente, “O pavimento de concreto emite menos CO2, na atmosfera e promove um melhor conforto climático – devido a sua superfície clara contribui para redução da temperatura ambiente – e ainda a economia de energia elétrica”, explica.
Tendência em municípios
O caso de Jequié reforça como a pavimentação de ruas e avenidas é essencial para melhorar e transformar o cotidiano de pequenas cidades brasileiras. “Com infraestrutura de qualidade é possível promover obras de saneamento, contenção e drenagem pluvial”, afirma Glécia.
De acordo com Lucindo Menezes, secretário de Infraestrutura de Jequié a utilização da pavimentação com concreto usinado surgiu a partir da necessidade de atendimento dos serviços de pavimentação em vias públicas muito estreitas, nas artérias de menor extensão ou nos locais de difícil acesso. “Fizemos, inicialmente, a aplicação em forma de teste e, com os resultados bastante satisfatórios obtidos com essa pavimentação, passamos a executar atendendo os moradores daquelas ruas estreitas mesmo ou vias em declive mais acentuado. Deu tão certo que, no programa de urbanização que coordenamos, muitas pessoas pedem que seja executada a pavimentação em concreto usinado, uma alternativa complementar e que vem se provando ser viável, resistente, de longa duração e compatível para o uso viário, sendo um componente essencial à acessibilidade e mobilidade urbana”, destaca Menezes.
O exemplo de Jequié tem todo potencial de ser multiplicado nas prefeituras da região pois a solução, além de duradoura, é adequada ao clima local. “Percebemos uma satisfação da população que vem aprovando o concreto como solução. É muito bom ver a transformação urbana realizada, principalmente nos bairros mais humildes” comenta a engenheira Ana Gabriela Saraiva, representante regional na Bahia e Sergipe da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).
“Podemos apoiar outras prefeituras orientando e capacitando tecnicamente na execução e projeto das vias urbanas em concreto para que as vias sejam bem executadas e tenham a durabilidade adequada com baixo custo de manutenção.” conclui.
Vantagens do pavimento de concreto
Entre os benefícios do pavimento de concreto para obras públicas é possível destacar:
- Viabilidade técnico-econômica: custo-benefício é maior em relação a outras alternativas, pois além da durabilidade, exige poucos gastos com manutenção, diminui o número de acidentes por não promover aquaplanagem e economiza energia elétrica ao refletir mais luz;
- Mais economia por quilômetro construído: De acordo com o Banco Mundial, cada dólar investido em uma estrada de concreto corresponde a uma economia futura de três dólares em custo operacional, quando comparado a outros tipos de pavimento.
- Baixa manutenção e grande durabilidade: a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) recentemente divulgou que essa situação tem gerado grande desajuste nos contratos com as empresas de pavimentação, já que o asfalto representa 40% do custo de pavimentação e até 70% do custo de manutenção da estrutura viária. Enquanto o pavimento de concreto apresenta baixa manutenção e grande durabilidade.
- Nada de buracos: as vias de concreto não se deformam, não formam trilhas de rodas, nem buracos.
- Economia de energia: pelo fato do concreto ser claro e refletir mais luz é possível reduzir o número de postes de iluminação no perímetro urbano, e com isso garantir maior segurança aos pedestres e economizar uma grande quantidade de energia elétrica ao município
- Ilhas de Calor: por apresentarem superfícies mais claras, refletem mais a radiação e consequentemente diminuem a temperatura superficial. Há estudos técnicos que comprovam redução de até 5 °C no ambiente.
Sobre a ABCP
A Associação Brasileira de Cimento Portland — ABCP foi fundada em 1936 com o objetivo de promover estudos sobre o cimento e suas aplicações. É uma entidade sem fins lucrativos, mantida voluntariamente pela indústria brasileira do cimento, que compõe seu quadro de Associados. Reconhecida nacional e internacionalmente como centro de referência em tecnologia do cimento, a entidade tem usado sua expertise para o suporte a grandes obras da engenharia brasileira e para a transferência de tecnologia das mais diversas formas.
Fonte: Ascom