
Atualmente, a Rede Municipal conta com 70 cuidadores, que atuam nas escolas acompanhando estudantes com deficiência física ou intelectual. A função deles é oferecer assistência às crianças e adolescentes que dependem de outra pessoa para executar tarefas como locomoção, trocar de roupa ou se alimentar.
Qualquer criança ou adolescente com essa condição tem direito de solicitar o acompanhamento do cuidador, conforme prevê a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
No caso da Rede Municipal de Ensino, que garante os direitos de aprendizagem desses estudantes, o cuidador é requerido pela escola a Seduc assim que a necessidade é detectada. Após uma visita da Coordenação Especial, para atestar a demanda, o cuidador é liberado e acompanha o aluno em sua rotina escolar.
Além do cuidador, a política de educação inclusiva desenvolvida pela Seduc também oferece orientação aos pais e atividades pedagógicas complementares, desenvolvidas nas salas de aula ou nas Salas de Recursos Multifuncionais, conforme a necessidade de cada aluno.