O presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB), professor José Cristovão de Andrade, disse hoje que a entidade sindical já definiu posição sobre esta questão e é totalmente contrário à ideia do deputado estadual Tião Gomes de tentar federalizar a UEPB. Em sua opinião de especialista “a ideia de federalização da UEPB é um discurso privatista e inadequado”.
Lembra o professor que, desde 2010 alguns parlamentares e setores do Governo do Estado apresentarem a federalização como meio de se livrar da UEPB. Acentua Andrade que essa posição é inconsequente por ver a UEPB como despesa para o Estado e não conseguem perceber a importância da universidade pública na melhoria da qualificação profissional da juventude, do investimento no ensino, na pesquisa e na extensão.
“É lamentável ouvir novamente este discurso pelo deputado Tião Gomes. Informamos ao mesmo que a UEPB ao completar 46 anos de serviços prestados no campo educacional, não está à venda não tão pouco, está nos corredores do Congresso Federal pedindo para federalizar-se”, ressalta.
Assinala que “somos favoráveis que o Governo Federal envie repasse de verbas para as Universidades Estaduais Públicas no mesmo montante do repasse dos Governos Estaduais. Investir em mais verbas para a educação, é nossa luta maior. O montante que o MEC repassa para o setor privado deveria ser garantido para as estaduais públicas”.
Finaliza Andrade que “defendemos que a UEPB crie um canal mais estreito com a sociedade no sentido de contribuir com a solução dos graves problemas enfrentados pelo povo paraibano. Uma parceira importante para o investimento na qualificação tecnológica da juventude. A UEPB merece respeito!”