Inicio Destaques Covid-19: Fiocruz prevê aumento de quase 5 mil casos em 10 dias...

Covid-19: Fiocruz prevê aumento de quase 5 mil casos em 10 dias na Paraíba

33
0
SHARE

Na Paraíba, até a manhã desta quarta-feira (13), foram confirmados 2.777 casos da Covid-19 e 154 mortes provocadas pela doença. Com a previsão de crescimento de proliferação dos casos, uma plataforma de monitoramento do novo coronavírus da Fiocruz estima que, nos próximos 10 dias, mais 4.886 pessoas sejam diagnosticadas com a covid-19, e os infectados da doença possam somar 7.663 casos.

A plataforma é a primeira ação lançada pela Rede CoVida, uma iniciativa conjunta do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) e da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Qualquer pessoa pode acessar a plataforma e acompanhar os dados de estados e municípios de seu interesse. Clicando sobre o estado no mapa, os dados são projetados ao lado direito da tela, são mostrados os casos acumulados, casos detectados por dia e óbitos. Veja no site.

Previsões podem ajudar tomada de decisões

O modelo matemático implementado pelo grupo traz dados que ajudam os gestores públicos a tomarem decisões baseadas em evidências científicas. Além dos recursos físicos e humanos, estes cálculos também contribuem para avaliar os efeitos de medidas sociais, como restrições de circulação de pessoas e fechamento de estabelecimentos comerciais não-essenciais.

Os cientistas ainda afirmam que as predições são calculadas a partir da realidade atual e a tendência predita pode ser alterada conforme as ações implementadas .

Diversos modelos matemáticos estão sendo aplicados para compreender a atual pandemia de Covid-19. O Grupo de Trabalho de Modelagem da Rede CoVida adotou o modelo SIR; uma estratégia analítica produzida a partir de grupos de indivíduos classificados como Suscetíveis, Infectados e Recuperados. Uma das vantagens do modelo é a simplicidade e efetividade na modelagem de epidemias.

A equipe de modelagem da Rede CoVida é formada por cerca de 50 pesquisadores, entre eles matemáticos, epidemiologistas, estatísticos, físicos, cientistas da computação e bioinformatas. Todo o grupo está empenhado na execução de cálculos que projetam cenários futuros sobre a pandemia no Brasil e em pesquisas de evidências científicas em várias áreas envolvendo o novo coronavírus. O painel já pode ser acessado aqui.

Rede CoVida

Rede CoVida – Ciência, Informação e Solidariedade é um projeto de colaboração científica e multidisciplinar focado na pandemia de Covid-19. A rede visa ao monitoramento da pandemia no Brasil, com previsões de sua possível evolução. Visa também à produção de sínteses de evidências científicas tanto para apoiar a tomada de decisões pelas autoridades sanitárias quanto para informar o público em geral. É uma iniciativa conjunta do Cidacs/Fiocruz Bahia e da Universidade Federal da Bahia (Ufba), com apoio de colaboradores de outras instituições de pesquisa nacionais e internacionais.

Fonte: Portal T5

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here