Inaugurado na semana passada, o Fórum Trabalhista de Igarassu, em Pernambuco, se prepara para receber o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) nesta terça-feira (18/9). O sistema, que permite a tramitação virtual de processos desde a primeira instância, será instalado nas duas Varas do Trabalho existentes no Fórum, sendo uma delas recém-inaugurada. Além disso, o PJe-JT será utilizado inicialmente pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6, que abrange o estado de Pernambuco), em 2º grau, para recebimento de mandados de segurança.
A cerimônia de implantação em 1ª e 2ª instâncias no estado ocorrerá às17h na sede do Regional em Recife. O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen, estará presente. “Com o PJe-JT, vamos simplificar e racionalizar procedimentos judiciais para dar maior eficiência e produtividade à Justiça do Trabalho”, ressalta o ministro.
Após a instalação do sistema em Igarassu, todos os processos trabalhistas iniciados nas varas do município só tramitarão de forma eletrônica. O Fórum também tem jurisdição sobre as cidades de Itamaracá, Itapissuma e Araçoiaba. Os advogados precisarão da certificação digital para protocolizar as ações, o que deverá ser feito diretamente no sistema via internet. “Esta automação das atividades burocráticas resultará na maior democratização do acesso à Justiça de que se tem notícia”, acredita o desembargador André Genn, presidente do TRT da 6ª Região.
Saiba mais em: www.csjt.jus.br/pje-jt
Do CSJT com informações do TRT-6