A Divisão de Educação de Trânsito da STTP realizou na manhã desta segunda-feira, 21, no auditório do Centro de Ciências e Tecnologia Severino Loureiro (antigo Museu Vivo da Ciência), a prova especifica de Redação da I Olimpíada de Trânsito nas Escolas.
Participaram da tarefa quatro alunos do ensino Fundamental II de cada escola, num total de 28 competidores, que tiveram um tempo de 1 hora, das 09h às 10hs, para escreverem a redação voltada à educação de trânsito com dois temas disponibilizados pela coordenação da olimpíada. Na primeira proposta, o tema foi “Faixa de Pedestre: Eu curto essa ideia”. E, na outra proposta de escolha, o tema foi “Bicicleta: Pedalando para a escola e para o trabalho”.
Para a psicóloga da Escola Frei Dagoberto, Neide Aparecida, a participação dos alunos na olimpíada está sendo bastante positiva e estimulador. “Esta competição é uma das formas do professor conscientizar os alunos a respeito das normas de trânsito, sobre direitos e deveres de cada um. Nossa equipe está preparada para as tarefas e espero que sejamos vencedores”, disse.
Amanda Carolina, aluna do 8º ano, afirmou que fez a redação movida a muita adrenalina. “O tema é muito palpitante e escolhi falar sobre faixa de pedestre. Procurei sintetizar o que vivencio todos os dias e espero receber uma boa nota para ajudar na pontuação da nossa escola”, disse a aluna.
O cronograma de ações da olimpíada prossegue durante toda a semana e paralelamente à prova especifica de redação estavam também acontecendo outras atividades na Escola Heleno Henriques.
De 1 e 4 de novembro próximo será realizada a 2ª tarefa específica Faixa de pedestre, nas áreas centrais de Campina Grande. As faixas onde cada escola irá trabalhar serão definidas por sorteio e a ação contará com o suporte de agentes e educadores de trânsito. Os alunos serão acompanhados por um responsável da escola.