A noite da quinta-feira, 19, no Maior São João do Mundo teve uma atração diferente. Foi a peça de teatro “O Conquistador”, da Companhia de Cordel Em Canto da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Campina Grande, apresentada na Vila da Imprensa. A apresentação teve início às 19h.
O romance “O Conquistador”, de autoria de Lourdes Ramalho, foi adaptado para o teatro com a intenção de atingir um maior número de pessoas. A direção da peça ficou por conta de Arly Arnaud.
A peça conta a história de João, o “conquistador esperto” que viaja o mundo com a finalidade de encontrar seu grande amor Guiomar. A diretora do espetáculo, Arly Arnaud, disse que o personagem João é mais um destes espertalhões que existe na cultura e no imaginário do nordestino, a exemplo de João Grilo, Cancão de Fogo, entre outros.
A teatróloga e dramaturga Arly Arnaud fez questão de enfatizar o apoio da Secretaria de Cultura, através do secretário Lula Cabral, da diretora do Centro Cultural, Luana Ramalho, e do prefeito Romero Rodrigues, que estão incentivando e apoiando a literatura de cordel.
Dentro deste projeto, outros cordeis também irão para o teatro. É o caso de “A chegada de Lampião ao Inferno”, de José Pacheco; do “Pavão Misterioso”, de Luiz Camelo; e do “Casamento de Trupizupi com a Filha do Rei”, de Bráulio Tavares.
“Este resgate do cordel em forma de teatro feito e levado para as ruas e os locais públicos tem o objetivo de atingir a população e sensibilizá-la para a riqueza cultural nordestina contada através deste meio”, destacou Arly.