O vereador Tovar Correia Lima (PSDB) encaminhou ao chefe do Poder Executivo Municipal uma proposta para que sejam promovidos cursos e treinamentos destinados a profissionais que trabalham na Construção Civil abrangendo diversas áreas.
Segundo o vereador, a proposta atende diretamente o interesse dos trabalhadores que desejam participar de projetos de qualificação, mas em contrapartida encontram pouco ou nenhum interesse por parte dos empregadores em proporcionar a conscientização desses profissionais nas obras. “Procura-se com este projeto incentivar a prática nas empresas, com vistas a ganhos em várias instâncias, tais como: qualidade de vida no trabalho, obras seguras, redução do afastamento, melhor qualidade dos produtos, maior produtividade e conseqüentemente menos custo e maior competitividade no mercado” disse Tovar.
Tovar criticou o fato dos órgãos públicos quase sempre licitarem obras nas quais o critério para se vencer é o de menor preço. Segundo ele, as empresas, na busca do imediatismo, acabam gerando um quadro caótico, caracterizado por um ambiente de trabalho mal planejado e inseguro. “Esse critério do menor preço faz com que empresas menos estruturadas técnica e administrativamente e aquelas despreocupadas com as questões de segurança acabem por vencer tais processos, gerando, na maioria dos casos, diversos problemas, em especial aqueles voltados à questão da prevenção e do controle de acidentes”, destacou o parlamentar.
Caso seja acatado pelo executivo, serão ministrados cursos com as seguintes temáticas: Equipamentos de segurança e o uso correto; Fator de queda e choque; como fazer uma linha de vida e como fazer nós corretos nas cordas.