Prefeitura apoia realização do Censo Agropecuário 2017

    88
    0
    SHARE
    Começa no dia 1º. de outubro o Censo Agropecuário 2017, a ser desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Campina Grande, esta ação conta com total respaldo da Prefeitura Municipal de Campina Grande, pois a determinação do prefeito Romero Rodrigues é de apoiar integralmente a comissão de trabalho local, cujo papel é o de articular mais uma importante iniciativa para o levantamento de informações e dados estatísticos sobre a realidade do homem do campo em nossa região.

    Reuniões tem sido realizadas com o objetivo de que o censo em Campina Grande alcance os seus objetivos. No mais recente encontro da comissão de trabalho, por exemplo, estiveram presentes o gerente local da Emater, Genival Dantas; representante do Conselho de Desenvolvimento Rural de Campina Grande, Rubem Alves; representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da PMCG, Rosalvo Menezes; Jefferson Souza (do IBGE); Klênio Figueiredo (do IBGE), coordenador local do censo 2017; Maria Adelina da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campina Grande e o secretário municipal de Agricultura, Fábio Medeiros. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) e outras reuniões serão efetivadas nos próximos dias.

    De acordo com o IBGE, ao longo de cinco meses, os recenseadores vão visitar 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país, levantando informações sobre produção, características dos trabalhadores do setor, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. O papel da agricultura familiar na produção agropecuária também será pesquisado. Os resultados do Censo devem começar a ser divulgados em meados de 2018.

    O orçamento total do censo será R$ 770 milhões em 2017 e 2018. Para este ano, os recursos serão de aproximadamente R$ 500 milhões. Segundo o IBGE, a redução do orçamento para o Censo Agropecuário tornou necessária a simplificação do questionário inicialmente elaborado com a diminuição do tempo médio de entrevista de 90 para 40 minutos. O objetivo é dar agilidade à coleta de dados.

    Em Campina Grande, nos meses de agosto e setembro, serão realizadas novas reuniões preparatórias e treinamentos, mas as equipes da Prefeitura Municipal de Campina Grande que já atuam no setor rural terão um papel fundamental para a conscientização e esclarecimento dos agricultores acerca da importância do censo e a necessidade de bem receber os recenseadores. Esta ação conscientizadora e motivadora deverá ser feita por agentes de saúde, educadores, técnicos agrícolas e outros segmentos administrativos que de forma integrada trabalham para o bem estar do homem do campo em Campina Grande.

    Fonte: Codecom

     

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here